A HISTÓRIA DA CÉLULA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A TEMÁTICA

Autores

  • Marcos Rogério Busso Luz Universidade Estadual de Maringá
  • Cleyton Machado de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018188630-641

Resumo

Cientes da relevância do livro didático, nos propomos a investigar como a história da célula é apresentada nestes materiais de Ciências aos alunos da Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental). Partimos do pressuposto que a história da célula também pode ter sofrido distorções históricas ou ideológicas. Por se tratar de uma investigação de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e abordagem qualitativa, organizamos a pesquisa em três etapas (Revisão Bibliográfica, categorização e análise dos livros didáticos e discussões e interpretações dos materiais). Entendemos que é significativo os livros didáticos abordarem a interação que ocorre entre a própria ciência e a sociedade, sinalizando que a ciência não se caracteriza como uma prática alheia aos acontecimentos sociais.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Luz, M. R. B., de Oliveira, C. M., & de Oliveira, A. L. (2018). A HISTÓRIA DA CÉLULA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UM OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE A TEMÁTICA. Revista Valore, 3, 630–641. https://doi.org/10.22408/reva302018188630-641