PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Claudiane Chefer Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Paula Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018193655-666

Resumo

O presente estudo buscou investigar o que dizem os trabalhos publicados nos anais do II/III Congresso Nacional de Formação de Professores, a respeito das contribuições dos processos formativos para a construção de identidades docentes do/a professor/a de Ciências e de Biologia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho documental, mediante os pressupostos da Análise de Conteúdo.  Inferimos a existência de aspectos dos processos de formação subjacentes às identidades docentes, os quais foram relacionados a três eixos principais: formação inicial, formação continuada; e profissionalidade do/a docente formador. Assim, faz-se necessário despender maior atenção para as políticas de acompanhamento profissional dos professores/as para (re)construção das identidades docentes.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Chefer, C., dos Santos, A. P. A., & de Oliveira, A. L. (2018). PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Valore, 3, 655–666. https://doi.org/10.22408/reva302018193655-666