PROCESSOS FORMATIVOS E IDENTIDADES DOCENTES DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Claudiane Chefer, Ana Paula Aparecida dos Santos, André Luis de Oliveira

Resumo


O presente estudo buscou investigar o que dizem os trabalhos publicados nos anais do II/III Congresso Nacional de Formação de Professores, a respeito das contribuições dos processos formativos para a construção de identidades docentes do/a professor/a de Ciências e de Biologia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho documental, mediante os pressupostos da Análise de Conteúdo.  Inferimos a existência de aspectos dos processos de formação subjacentes às identidades docentes, os quais foram relacionados a três eixos principais: formação inicial, formação continuada; e profissionalidade do/a docente formador. Assim, faz-se necessário despender maior atenção para as políticas de acompanhamento profissional dos professores/as para (re)construção das identidades docentes.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. I.; GHEDIN, E. ; LEITE, Y U F. Formação de Professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília, DF: Líber Livro, p. 142, 2008.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, p. 70, 1979.

BEIJAARD, D. et al. Reconsidering research on teacher’s professional identity. TeachingandTeacherEducation, v. 20, p. 107-128, 2004.

BESUTTI, J.; REDANTE, R.C.; FÁVERO, A.A. Formação e construção da identidade docente a partir da narrativa de histórias de vida. Educação Por Escrito. Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 260-277, jul./dez. 2017.

CARDOSO, M.I.S.T.; BATISTA, P.M.F; GRAÇA, A.B.S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação. v. 21, n. 65, p. 371- 390, abr./jun. 2016.

FONTES, A.; FONSECA, E.; DUARTE, S. Identidade profissional. Dissertação - Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa (PT), 2003.

VIÉGAS, A. L. D. C.; CRUZ, L. M. D.; FAUSTINO, A. P.; MENDES, T. Formação de Professores em Ciências Biológicas: Desafios, Limites e Possibilidades. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação. Londrina, v.16, n. 5, p. 507-519, 2015.

GATT, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor. In: ISAIA, S. e BOLZAN, D. P. V. (Orgs.). Pedagogia Universitária e Desenvolvimento Profissional, Docente. Porto Alegre: EDIPUCRS, p.121-143, 2009.

IZA, D. F. V.; BENITES, L. C.; NETO, L. S.; CYRINO, M.; ANANIAS, E. V.; ARNOSTI, R. P.; NETO, S. S. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.

KRIPKA, R. M. L; SHELLER, M.; BONATTO, D. L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características. Investigação Qualitativa em Educação. Atas SIAIQ2015, v. 2, p. 243-247, 2015.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação. n. 4, p.109-139, 1991.

NÓVOA, A. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Cood.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 15-34, 1992.

NUNES, D. P. N. A. A construção da docência universitária: a percepção dos professores no processo de socialização. Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v. 1. n. 1, p. 30-41, 2013.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 4. ed. São Paulo: Cortez p. 15–34, 2005.

PIMENTA. S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002

VIOLA, J. Docência universitária: trajetórias e saberes da formação de professores na área de ciências biológicas da UFU. Horizonte Científico, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018193655-666

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008