PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018199667-677Resumo
Analisamos por meio de questionários abertos as percepções de dois grupos de alunos sendo, 24 de um segundo ano do ensino médio de uma escola de Diamante do Oeste-PR e 25 alunos do segundo ano do ensino médio na modalidade Normal do munícipio de Santa Helena-PR participantes de uma oficina de reutilização do óleo de cozinha para fabricação de sabão. As percepções dos alunos demonstram que a oficina é uma excelente estratégia metodológica para discutirmos e refletirmos acerca dos problemas que o descarte do óleo pode causar no ambiente e que uma das possibilidades para minimizar os impactos causados é o reaproveitamento do óleo para a fabricação de sabão, prática que já vem sendo utilizada pela maioria dos familiares dos alunos.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70 Ltda. Lisboa - Portugal, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Caderno SECAD-MEC. Brasília-DF, 2007.
BRONDANI, A. L. A experimentação no ensino de ciências: reciclagem de óleo de fritura para confecção de sabão artesanal. Monografia. Especialização em Ensino de Ciências Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Medianeira. 2014.
CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. Educação em Direitos Humanos e formação de educadores. Educação. Porto Alegre - RS. v. 36, n. 1, p. 59-66, jan./abr. 2013.
CUNHA, M. B. A percepção de ciência e tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. 363 f. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KUNZLER, A. A.; SCHIRMANN, A. Proposta de reciclagem para Óleos residuais de cozinha a partir da fabricação de sabão. Monografia. UTFPR-Medianeira. 2011.
LOPES, R. C.; BALDIN, N. Educação ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão – Projeto “Ecolimpo”. IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUCPR. 2009.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU., 2013.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PAULA, E. F. E.; MAIA, F. P.; CHEN, R. F. F. Óleos vegetais na nutrição de ruminantes. Revista Eletrônica Nutritime. v. 9, n. 06, p. 2075–2103, 2012. (ISSN 1983-9006).
QUADROS, A. de. Educação Ambiental: Iniciativas Populares e Cidadania. Monografia Especialização em Educação Ambiental – UFSM. 2007.
SILVA, J. R.; GRÜBEL, J.; OLIVEIRA, D. I. F.; SENRA, R. E. F.; MOTA, R. M. F. Reutilização de Óleo de Cozinha: Interdisciplinaridade e Experimentação no Ensino de Ciências. Revista de Ciências Exatas e Tecnologia, v. 9, n. 9, 2014, p. 23-30.
FEARNSIDE, P. M. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. ACTA Amazônica. v. 36, n. 03. 2006. p. 395-400.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.