TEXTOS JORNALISTICOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anderson Oramisio Santos, Délcio Geraldo da Mata Junior, Graciela Nunes da Silva

Resumo


Resumo
O objetivo deste estudo é aprofundar nossas reflexões sobre Alfabetização Matemática e Linguagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de situar a Matemática no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita, utilizando-se textos matemáticos e da Linguagem Natural em sala de aula, um método importante para os primeiros anos do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de aprendizagem situada. A leitura pode contribuir significativamente para promover a aprendizagem desta matéria, motivando os alunos à participação ativa das aulas e estimulando neles o interesse pelas pesquisas matemáticas na busca de solução de problemas. O estudo é de caráter qualitativo, fundamentado em revisão de literatura. Os resultados obtidos na pesquisa são discutidos no decorrer do desenvolvimento do texto, esperando contribuir para a que o professor exerça seu papel de orientador junto às crianças na contextualização dos textos selecionados para esta finalidade. As teorias de diversos autores consultados sobre leitura, linguagem e textos matemáticos trazem-nos a compreensão pedagógica para análise dos dados. Como resultados relevantes, pode-se destacar a importância da articulação da língua materna com a linguagem matemática utilizada no ensino escolar e a necessidade de estimular, no aluno, diferentes capacidades de expressão da linguagem.

Palavras-chave: Educação Matemática. Textos Matemáticos. Matemática. Investigação.

 

 


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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019216775-788

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008