TEXTOS JORNALISTICOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA
  • Délcio Geraldo da Mata Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Graciela Nunes da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019216775-788

Resumo

Resumo
O objetivo deste estudo é aprofundar nossas reflexões sobre Alfabetização Matemática e Linguagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de situar a Matemática no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita, utilizando-se textos matemáticos e da Linguagem Natural em sala de aula, um método importante para os primeiros anos do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de aprendizagem situada. A leitura pode contribuir significativamente para promover a aprendizagem desta matéria, motivando os alunos à participação ativa das aulas e estimulando neles o interesse pelas pesquisas matemáticas na busca de solução de problemas. O estudo é de caráter qualitativo, fundamentado em revisão de literatura. Os resultados obtidos na pesquisa são discutidos no decorrer do desenvolvimento do texto, esperando contribuir para a que o professor exerça seu papel de orientador junto às crianças na contextualização dos textos selecionados para esta finalidade. As teorias de diversos autores consultados sobre leitura, linguagem e textos matemáticos trazem-nos a compreensão pedagógica para análise dos dados. Como resultados relevantes, pode-se destacar a importância da articulação da língua materna com a linguagem matemática utilizada no ensino escolar e a necessidade de estimular, no aluno, diferentes capacidades de expressão da linguagem.

Palavras-chave: Educação Matemática. Textos Matemáticos. Matemática. Investigação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Délcio Geraldo da Mata Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Processos Gerenciais pela UNOPAR, Graduação em Teologia pela FAECAD. Graduando em Pedagogia pela UNAR. Especialização Lato Sensu em Ciências da Religião e em Docência do Ensino Médio, Fundamental e Superior. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar. Docente da Educação Básica. Diretor de unidade de Ensino Fundamental em Uberlândia. Docente do Curso de Teologia IMP - Instituto Missão aos Povos em Uberlândia. Diretor Administrativo e Acadêmico da Da Mata & Oramisio Consultoria Educacional em Uberlândia e Região

Graciela Nunes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Matemática pela Universidade Católica de Brasília. Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Especialização Lato sensu em Educação Especial pelo Instituto Passo 1. Docente da educação básica da rede municipal e estadual de Uberlândia. Tem experiencia em: Ensino de Matemática. Educação matemática. Metodologias do Ensino de Matemática. Avaliação e processos inclusivos.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL/ Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação-Secretaria de Educação Fundamental, 1997

CARRASCO, Lucia Helena Marques. Leitura e escrita na matemática. IN: Iara C.B et al. (orgs). Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas. 4 ed. Porto Alegre: Universidade /UFRGS, 2001 p.175-189.

CONSTANTINO, G.A. Matemática e a Língua Materna. Resenha do livro. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. Machado, N.J. , 3 ed. São Paulo: Cortez, 1993. In: Revista Linguagem em (Dis) curso, Vol. 1, nº. 1, jul./dez. 2000.

CURI, Edda. Gêneros textuais usados frequentemente nas aulas de matemática: exercícios e problemas. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. (Orgs). Educação Matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009, P. 137-150

FARIA Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. 8 a. ed São Paulo: Contexto, 2003.

FONSECA, Maria Conceição Fonseca; CARDOSO, Cleusa de A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática, matemática para ler texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.63-76.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis (Org.). Letramento no Brasil: Habilidades Matemáticas - reflexões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global - Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação. Instituto Paulo Montenegro, 2004.

GÓMEZ-GRANNEL, Carmen. A aquisição da linguagem matemática: símbolo esignificado. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (Org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 2002. p. 257-95.

GRANDO, Regina C.; MENDES, Jackeline R. (orgs). Múltiplos olhares: matemática e produção de conhecimento. Vol.3. São Paulo: Musa Editora, 2007.

KLÜSENER, Renita. Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos. In: NEVES, Iara C. B. et al. (Orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000, P.175-189.

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e resistência: Educação Matemática e legitimidade cultural. In:

MONTEIRO, Alexandrina; POMPEU Jr., Geraldo. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.

LOPES, Jairo de. O livro didático, o autor e as tendências em Educação Matemática. IN: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi E. Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 35-62.

LORENZATO, Sergio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas-SP: Ed. Autores Associados, 2ª Ed., 2008.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Língua Materna: análise de uma Impregnação Mútua. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 169p.

RABELO, Edmar Henrique. Textos Matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SANTOS, Vinicio de Macedo. Linguagens e comunicação na aula de matemática. In: NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi A. E. (Org.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 117-25.

SANTOS, Sandra A. Exploração da linguagem escrita nas aulas de matemática. In: NACARATO, Adair M.; LOPES, Celi A. E. (Org.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 127-41.

SILVA, Adelmo; RÊGO, Rogéria. Matemática e Literatura Infantil: Um estudo sobre a formação do conceito de multiplicação. In BRITO, Márcia R.F. (org.) Solução de Problemas e a Matemática escolar. Campinas: Alínea, 2006, p.207-236.

SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. (Orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001 – (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

TOLEDO, Maria Elena Roman de Oliveira. Numeramento e escolarização: o papel da escola no enfrentamento das demandas matemáticas cotidianas. In: FONSECA, Maria C.F.R. (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas: reflexões a partir da INAF 2002. São Paulo: Global, 2004

VERGANI, Teresa. Um horizonte de possíveis sobre uma educação matemática viva e globalizante. In: LOPES, Celi A. E. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Santos, A. O., da Mata Junior, D. G., & da Silva, G. N. (2019). TEXTOS JORNALISTICOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 4(1), 775–788. https://doi.org/10.22408/reva412019216775-788

Edição

Seção

Artigo Original