TEXTOS JORNALISTICOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs-es

  • Anderson Oramisio Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA
  • Délcio Geraldo da Mata Junior Universidade Federal de Uberlândia
  • Graciela Nunes da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva412019216775-788

Résumé

Resumo
O objetivo deste estudo é aprofundar nossas reflexões sobre Alfabetização Matemática e Linguagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a fim de situar a Matemática no contexto da apropriação dos processos de leitura e escrita, utilizando-se textos matemáticos e da Linguagem Natural em sala de aula, um método importante para os primeiros anos do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de aprendizagem situada. A leitura pode contribuir significativamente para promover a aprendizagem desta matéria, motivando os alunos à participação ativa das aulas e estimulando neles o interesse pelas pesquisas matemáticas na busca de solução de problemas. O estudo é de caráter qualitativo, fundamentado em revisão de literatura. Os resultados obtidos na pesquisa são discutidos no decorrer do desenvolvimento do texto, esperando contribuir para a que o professor exerça seu papel de orientador junto às crianças na contextualização dos textos selecionados para esta finalidade. As teorias de diversos autores consultados sobre leitura, linguagem e textos matemáticos trazem-nos a compreensão pedagógica para análise dos dados. Como resultados relevantes, pode-se destacar a importância da articulação da língua materna com a linguagem matemática utilizada no ensino escolar e a necessidade de estimular, no aluno, diferentes capacidades de expressão da linguagem.

Palavras-chave: Educação Matemática. Textos Matemáticos. Matemática. Investigação.

 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Oramisio Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FEESU/UNIPAC FATRA

Possui Graduação em Estudos Sociais(Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015 - EM ANDAMENTO). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, eGestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem.Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná,Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista "Ad hoc" da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu. Docente da Educação Básica - Docente dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Uberlândia e Região.

Délcio Geraldo da Mata Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Processos Gerenciais pela UNOPAR, Graduação em Teologia pela FAECAD. Graduando em Pedagogia pela UNAR. Especialização Lato Sensu em Ciências da Religião e em Docência do Ensino Médio, Fundamental e Superior. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar. Docente da Educação Básica. Diretor de unidade de Ensino Fundamental em Uberlândia. Docente do Curso de Teologia IMP - Instituto Missão aos Povos em Uberlândia. Diretor Administrativo e Acadêmico da Da Mata & Oramisio Consultoria Educacional em Uberlândia e Região

Graciela Nunes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Matemática pela Universidade Católica de Brasília. Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Especialização Lato sensu em Educação Especial pelo Instituto Passo 1. Docente da educação básica da rede municipal e estadual de Uberlândia. Tem experiencia em: Ensino de Matemática. Educação matemática. Metodologias do Ensino de Matemática. Avaliação e processos inclusivos.

Références

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Publié-e

2019-11-18

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