A GOURMETIZAÇÃO DO HAMBÚRGUER

Autores

  • Emílio Rodrigues Junior Faculdade de Educação Paulistana - FAEP Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia https://orcid.org/0000-0002-2035-5808
  • Pedro Viana Castanha Junior Universidade Anhembi-Morumbi
  • Lilian Ferreira Flavio Universidade Anhembi-Morumbi
  • Maurícia Franceschini David

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019219%25p

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar o fenômeno da Gourmetização dos hambúrgueres, bem como apresentar as mudanças ocorridas ao longo do tempo, e analisar as possíveis hipóteses que puderam influenciar no comportamento de compra do consumidor de hambúrguer gourmet. A ideia foi discutir o crescimento das hamburguerias na cidade São Paulo e como estes estabelecimentos vem ganhando espaço cada vez maior na sociedade, trazendo inovações em seus empreendimentos. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, acompanhada de uma pesquisa institucional nos cardápios das melhores hamburguerias avaliadas na cidade de São Paulo em 2017. O estudo mostrou que as combinações de ingredientes associados a um hambúrguer artesanal e um pão caseiro, são elementos, que fazem com que cada restaurante, seja diferente, gerando assim um produto inovador, agregando valor à marca e atraindo um público que procura saborear um alimento totalmente novo. Com o fenômeno da Gourmetização, a gastronomia virou tendência para o futuro e é considerada uma ferramenta de marketing para atrair mais público aos estabelecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emílio Rodrigues Junior, Faculdade de Educação Paulistana - FAEP Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Professor Universitário e Tutor EAD com experiência na área de Coordenação e Gestão de IES. Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Administração - Recursos Humanos pela Faculdade das Américas (FAM), MBA em Estratégia Empresarial pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação e Sociologia (LECHES). Experiência na área institucional e educacional, com ênfase em Estratégia Empresarial, Avaliação e Regulação da Educação Superior. Principais temáticas de estudos, ações educativas e publicação: educação, educação superior, avaliação institucional, diversidade étnico-racial, história e cultura afro-brasileira e africana, colonização e descolonização, orientalismo, educação a distância.

Pedro Viana Castanha Junior, Universidade Anhembi-Morumbi

Especialização em Formação em EAD - Universidade Paulista ? UNIP. Especialização em Gastronomia, pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Especialização em Docência no Ensino Superior - Ênfase em Gestão Acadêmica pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas ? FUNORTE. Bacharel em Administração de Empresas - Ênfase em Gestão de Negócios pela Faculdade Santo Agostinho ? FASA. Técnico em Processamento de Dados, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET. Atualmente exerce a função de Professor nos Cursos de Administração, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Recursos Humanos da Faculdade de Educação Paulistana - FAEP. Atuou como Professor (Tutor) nos cursos de Administração, Gastronomia, Marketing, Negócios Imobiliários e Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Atuou como Professor Tutor (On Line) nos curso de Processos Gerenciais e Logística da Universidade Paulista - UNIP. Atuou como Gestor Acadêmico - B.I International. Atuou como Professor no Curso Técnico de contabilidade no SENAC - Vila Prudente. Atuou como responsável pelas reuniões da Comissão Própria de Avaliação - CPA e Responsável pelos laçamentos de resultados do Núcleo de Registro Acadêmico das Faculdades Santo Agostinho - FASA. Experiências com implantação de Procedimentos Operacionais Padrão, captação e retenção de clientes. Vivo intensamente as mudanças necessárias para que as empresas possam oferecer maior valor agregado a seus clientes, destacando-se a gestão de negócios através da administração e do seu ciclo econômico.

Lilian Ferreira Flavio, Universidade Anhembi-Morumbi

Nutricionista, Especialista em Gastronomia

Maurícia Franceschini David

Nutricionista, Especialista em Gastronomia

Referências

CASARIN, Helen de Castro Silva; CASARIN, Samuel José. Pesquisa Científica: da teoria à prática. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.

CHURCHILL, Gilbert A.; Peter, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. Tradução de Cecília Camargo Bartalotti e Cid Knipel Moreira. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

FERREIRA, Celina Morales Guimarães. Percepções e motivações dos consumidores de hambúrgueres gourmetizados. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Ciências Sociais – CCS. PUC-RJ, 2016.

GEUFUSION. Raio-x do Fast-food no Brasil: Onde estão e quanto crescem as principais redes? Disponível em https://blog.geofusion.com.br/infografico-raio-x-do-fast-food-no-brasil-onde-estao-e-quanto-crescem-as-principais-redes. Acesso em 23/11/2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GUIA DO HAMBÚRGUER. As 10 melhores hamburguerias de São Paulo eleitas pelo público. São Paulo, 2017. Disponível em http://guiadohamburguer.com/melhores-hamburguerias-de-sao-paulo-voto-popular/ (Acesso em 05 de novembro de 2017).

LORENÇO, Emília Uema. O Fenômeno da Gourmetização. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Comunicação. Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2016.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de Projetos. São Paulo: Atlas, 2007.

MARKTEST. A febre gourmet. Revista Distribuição Hoje,2008.

MOWEN, John; MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. São Paulo, Ed. Prentice-Hall, 2003.

NUNES, Susana Isabel da Costa. Produtos alimentares gourmet: perspectivas do consumidor, dofornecedor e do cozinheiroprofissional. Dissertação de Mestrado – Instituto de Economia e Gestão (Universidade Técnica de Lisboa), setembro de 2011.

OLIVEIRA, Renato Carlos de Oliveira. As Tendências do Fast-food em Assis. Trabalho de Conclusão - Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA e a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA. Assis, 2011.

PESSÔA, D. J; SOUZA, M. J. S. A marca como instrumento agregante de valorpara o produto brasileiro no exterior: o caso do Café Gourmet. InternexT –RevistaEletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 5, n. 1, art. 4, p. 84-111, 2010.

PERTINHEZ, Suzana. Hamburguerias. Disponível em www.cidadedesãopaulo.com.br. Acesso em 23/11/2017.

SCHIFFMAN, Leon G.; Kanuk, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. Tradução de Vicente Ambrósio. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2000.

SMITH, Andrew F. Hambúrguer: Uma história Global. 1º Ed. São Paulo: Senac, 2012.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor. Tradução de Luiz Claudio de Queiroz. 9.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

STRATEGIC & RESEARCH CENTER DA EAE BUSINESS SCHOOL. Segundo levantamento, o gasto com fast food por habitante no Brasil deve crescer em 30,88% até 2019. Disponível em https://www.terra.com.br/noticias/dino. Acesso em 23/11/2017.

Sites:

www.suafranquia.com

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Junior, E. R., Castanha Junior, P. V., Flavio, L. F., & David, M. F. (2019). A GOURMETIZAÇÃO DO HAMBÚRGUER. Revista Valore, 4(1), 923–935. https://doi.org/10.22408/reva412019219%p

Edição

Seção

Artigo Original