A GOURMETIZAÇÃO DO HAMBÚRGUER

Autori

  • Emílio Rodrigues Junior Faculdade de Educação Paulistana - FAEP Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia https://orcid.org/0000-0002-2035-5808
  • Pedro Viana Castanha Junior Universidade Anhembi-Morumbi
  • Lilian Ferreira Flavio Universidade Anhembi-Morumbi
  • Maurícia Franceschini David

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019219%25p

Abstract

Este trabalho tem como objetivo estudar o fenômeno da Gourmetização dos hambúrgueres, bem como apresentar as mudanças ocorridas ao longo do tempo, e analisar as possíveis hipóteses que puderam influenciar no comportamento de compra do consumidor de hambúrguer gourmet. A ideia foi discutir o crescimento das hamburguerias na cidade São Paulo e como estes estabelecimentos vem ganhando espaço cada vez maior na sociedade, trazendo inovações em seus empreendimentos. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, acompanhada de uma pesquisa institucional nos cardápios das melhores hamburguerias avaliadas na cidade de São Paulo em 2017. O estudo mostrou que as combinações de ingredientes associados a um hambúrguer artesanal e um pão caseiro, são elementos, que fazem com que cada restaurante, seja diferente, gerando assim um produto inovador, agregando valor à marca e atraindo um público que procura saborear um alimento totalmente novo. Com o fenômeno da Gourmetização, a gastronomia virou tendência para o futuro e é considerada uma ferramenta de marketing para atrair mais público aos estabelecimentos.

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Biografie autore

Emílio Rodrigues Junior, Faculdade de Educação Paulistana - FAEP Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Professor Universitário e Tutor EAD com experiência na área de Coordenação e Gestão de IES. Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Administração - Recursos Humanos pela Faculdade das Américas (FAM), MBA em Estratégia Empresarial pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação e Sociologia (LECHES). Experiência na área institucional e educacional, com ênfase em Estratégia Empresarial, Avaliação e Regulação da Educação Superior. Principais temáticas de estudos, ações educativas e publicação: educação, educação superior, avaliação institucional, diversidade étnico-racial, história e cultura afro-brasileira e africana, colonização e descolonização, orientalismo, educação a distância.

Pedro Viana Castanha Junior, Universidade Anhembi-Morumbi

Especialização em Formação em EAD - Universidade Paulista ? UNIP. Especialização em Gastronomia, pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Especialização em Docência no Ensino Superior - Ênfase em Gestão Acadêmica pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas ? FUNORTE. Bacharel em Administração de Empresas - Ênfase em Gestão de Negócios pela Faculdade Santo Agostinho ? FASA. Técnico em Processamento de Dados, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET. Atualmente exerce a função de Professor nos Cursos de Administração, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Recursos Humanos da Faculdade de Educação Paulistana - FAEP. Atuou como Professor (Tutor) nos cursos de Administração, Gastronomia, Marketing, Negócios Imobiliários e Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Atuou como Professor Tutor (On Line) nos curso de Processos Gerenciais e Logística da Universidade Paulista - UNIP. Atuou como Gestor Acadêmico - B.I International. Atuou como Professor no Curso Técnico de contabilidade no SENAC - Vila Prudente. Atuou como responsável pelas reuniões da Comissão Própria de Avaliação - CPA e Responsável pelos laçamentos de resultados do Núcleo de Registro Acadêmico das Faculdades Santo Agostinho - FASA. Experiências com implantação de Procedimentos Operacionais Padrão, captação e retenção de clientes. Vivo intensamente as mudanças necessárias para que as empresas possam oferecer maior valor agregado a seus clientes, destacando-se a gestão de negócios através da administração e do seu ciclo econômico.

Lilian Ferreira Flavio, Universidade Anhembi-Morumbi

Nutricionista, Especialista em Gastronomia

Maurícia Franceschini David

Nutricionista, Especialista em Gastronomia

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www.suafranquia.com

Pubblicato

2019-12-24

Fascicolo

Sezione

Artigo Original