AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO E MICROESTRUTURAL DO AÇO CARBONO 1016

Davi José Oliveira de Souza Irlanda, Lara Barbosa de Oliveira Pinheiro, Thiago Tranin Paulino, Tiago Ortiz Arantes da Silva, Wesley Rossi Pimenta, RICARDO DE FREITAS CABRAL

Resumo


Dentre os materiais existentes na sociedade atual, diversas são as aplicabilidades dos materiais metálicos. Isso é devido a sua abundância na natureza, onde podem aparecer no estado livre ou composto proveniente do minério, e pelo fato de após processados apresentarem diversas características mecânicas e físicas específicas. As ligas metálicas têm a função de acrescentar uma ou mais características que o metal base nela presente não apresenta por si só. Os aços de baixo carbono, conforme o artigo, podem conter até 0,2 por cento de carbono em massa na sua estrutura. Este artigo tem como objetivo caracterizar mecanicamente, e microestruturalmente, uma amostra de aço carbono SAE 1016. Para isto, foram realizadas avaliações da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) do material, ensaios de tração, e macrodureza Rockwell. Na avaliação microestrutural, a amostra apresentou características de ferrita e perlita, e também exibiu grãos bem elevados. Nos ensaios de tração, a amostra apresentou alongamento de 44,8%, e alta tensão de escoamento, quando comparada à literatura, que é de 325 MPa para aços normalizados. Os testes de macrodureza Rockwell com uma carga máxima na amostra de 100 Kgf, apresentou uma média de 84,3 HRB, e um desvio padrão de 0,47. Demostrando assim, uma uniformidade e homogeneidade da amostra analisada.


Texto completo:

PDF

Referências


CAIXETA, J. V.; MÓL, G. S. Formação continuada de professores de química por chats. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

CIRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

COSTA, R. S.; ROTTA, J. C. G. Elaboração de um site para Ensino de Ciências. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Anais... Brasília: IQ/UnB, 2010.

DEUS, T. C.; BARBOSA, M. H. F. Os Níveis de Inclusão Digital dos Professores de Química da Região Metropolitana de Goiânia. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Anais... Brasília: IQ/UnB, 2010.

ECHALAR, J.D.; QUEIRÓS, W. P.; ECHALAR, A.D.L.F. Um panorama das publicações sobre tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação de professores. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

GOUVÊA, S.M.O.; ERROBIDART, N.C.G. A formação de professores para novas tecnologias: reflexões a partir da literatura. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Anais… Águas de Lindóia-SP, 2015.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for performing systematic reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University. 2004.

MOREIRA, D. G.; LATINI, R. M. Recursos Midiáticos e Núcleo de Tecnologia Educacional: o que dizem os Professores de Química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

OLIVEIRA, C. C. S. D. et al. Concepção de Professores sobre a utilização de softwares educacionais no ensino de Química Orgânica. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

ORTIZ, N. F.; FARIAS, S. A. Utilização de vídeo: experiências dos professores de química nas escolas estaduais públicas no município de Manaus. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

PÉREZ, G. P.; CARMONA, J. O. Z.; MATOS, M. S. Interações discursivas e produção de significados em ambientes virtuais na formação contínua de professores. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

PINTO, D. J. F. et al. Concepções acerca do uso de recursos audiovisuais por professores da educação básica de um colégio particular da cidade de São Paulo. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Anais... Minas Gerais: DEQUI/UFOP, 2014.

ROSA, M. P. A.; EICHLER, M. L. Formação de professores de Química: “ponto de situação” sobre o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores em Portugal. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.

SANTOS, I. G. S.; LEÃO, M. B. C. A FlexQuest como estratégia no contexto da Eletroquímica voltada para a Educação Básica. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ). Anais... Salvador: UFBA, 2012.

SERRA, G.M.D.; ARROIO, A. Análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – no período de 1997 a 2005, onde são abordados na temática desenvolvida o uso do microcomputador como recurso para aprendizagem. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VI ENPEC). Anais… Florianópolis: UFSC, 2007.

SILVA, J. S.; RITTER, J. Uso de TIC e a formação de professores de Química: emergências no XVII – ENEQ. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais... Florianópolis: QMC/UFSC, 2016.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019226789-797

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008