AUTOFORMAÇÃO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR: UM ESTUDO E ALGUMAS PERSPECTIVAS

Islania Andrade de Lira Delfino, Cristina Novikoff

Resumo


O trabalho discute a autoformação docente como tema necessário a ser discutido na academia. Questionamos como a formação continuada e a autoformação tem sido desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG)? O objetivo principal foi discutir o processo de autoformação docente no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG) após a obtenção do título de doutor. Especificamente, foram analisadas as atividades de formação, atuação e produção dos docentes após o doutorado, como forma de autoformação. Os aportes teóricos de base foram os estudos de Nóvoa (2000), Galvani (2002) e Maciel (2003). A investigação foi de natureza quali-quantitativa, do tipo bibliográfica e documental, tendo o estudo de caso como estratégia de pesquisa, e a análise de conteúdo como técnica para a análise dos dados. A discussão dos achados aponta para uma necessária ressignificação no CCJS da atuação docente frente a formação e produção em termos de publicações dos seus doutores, para o aumento qualitativo e quantitativo dos percentuais de desempenho do CCJ/UFCG.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva412019232945-962

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008