A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019238963-977

Resumo

Discorremos sobre as ações promovidas pela Biblioteca Setorial do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Grande que incentivam o desenvolvimento da leitura acadêmica nas diversas áreas do saber, refletindo o papel do bibliotecário e da biblioteca universitária enquanto espaço complementar a sala de aula mais importante para o desenvolvimento do ato de ler. Partimos da hipótese de que as ações empreendidas pela administração objetivam incentivar o processo o desenvolvimento da leitura dos indivíduos que frequentam o espaço. Para realização deste estudo, nos balizamos na aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com os bibliotecários responsáveis pelo setor administrativo da Biblioteca, análise de dados de empréstimos emitidos pela biblioteca do ano de 2017-2018 e nos estudos e debates teóricos realizados na disciplina Leitura e Produção de Textos Didáticos e Acadêmicos do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela mesma instituição. Concluímos por meio da análise dos dados que a biblioteca setorial do CPF promove ações administrativas intencionais que objetivam estimular a prática da leitura, na medida em que se preocupa emorganizar um ambiente propício à pesquisa e disseminação de conhecimento e estimular leitores a frequentarem enquanto espaço singular de acesso a saberes.

PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária; Ensino superior; Leitura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Pereira Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Especialista em Docência no Ensino Superior; Graduada em História e Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras

Rose Maria Leite de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa, trabalhando principalmente na área da Aquisição, processamento e desenvolvimento da linguagem, com atenção ao trabalho com os processos leitura,escrita e autoria, na perspectiva do letramento e multiletramentos, bem como à formação de professores. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores-Campus de Cajazeiras, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística; é membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Literatura e ensino (GPLLE), docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), e Coordenadora de área do Subprojeto PIBID Língua Portuguesa Multisemioses, ensino e cidadania nas aulas de língua portuguesa: práticas de leitura, escrita, análise linguística e oralidade à luz da abordagem enunciativo-discursiva. Desenvolve ainda pesquisa e extensão no campo iniciação à pesquisa de alunos dos cursos de licenciatura.

Referências

ALVES, L.M. S. A. Leitura e universidade: comportamento de leitura na formação do pedagogo da UFPA. 2009. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index. php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3278/2404> . Acesso em: 4 de out . 2018.

BALTAR, M.; CERUTTI-RIZZATTI, M.; E. ZANDOMENEGO, D.Leitura e produção textual acadêmica. Florianópolis. LLV/CCE/UFSC, 2011. p.124-123

BOURDIEU, P. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. In: A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2002.

CAMPELLO, B. O movimento da competência em informação: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.Disponível em:< http://revista.ibict.br/ciinf/index. php/ciinf/article/view/26/21>. Acesso em: 30 maio 2014.

Dados sobre a biblioteca do CFP/UFCG. Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/~biblioteca/index. php/ultimas-noticias/57-bibliotecas-da-ufcg/77-biblioteca-do-campus-de-cajazeiras>.Acesso em: 10 de out de 2018.

DE OLIVEIRA, A. J. B.; CRANCHI, D. C.. O papel da Biblioteca Universitária como espaço de afiliação estudantil e o Bibliotecário como Educador e Agente Inclusivo. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 2, 2017.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

GIRARD, C. D. T.; GIRARD, C. M. T.. A importância da biblioteca universitária como mediadora do processo de ensino-aprendizagem na educação superior: um estudo de caso da Biblioteca Paulo Freire da UEPA. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação v. 3, n. 2, 2014.Disponível em :

GOMES, H.F.; DUARTE, E. N.. O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. A04-1001, 2014.Disponível em : www.brapci.inf.br/index.php/article/view/.../3ad36d54988fa226d7809acfa8047eba/.Acesso em : 23 de jul de 2019.

KOCH, I. G. V.;ELIAS,V.M. Ler e compreender os sentidos do texto . 3ª Ed. São Paulo: Contexto, 2011.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LAZZARIN, L. F. Introdução à escrita acadêmica [recurso eletrônico.1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, UAB, 2016. 1 e-book

LEFFA, Vilson J. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J. ; PEREIRA, Aracy, E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual; Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.

MACHADO, M.. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Dissertação (Mestrado)- Curso de Ciência da Informação,Escola De Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo,USP,São Paulo,2005.

MACHADO, M.. A biblioteca universitária e sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação.Dissertação (Mestrado)- Graduação em Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2009.

MARTINS, M. H.. O Que é leitura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982,p.55

MILANESI, L. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1983

PENA, A. S. et al. Políticas institucionais de incentivo à leitura em bibliotecas universitárias: estudos de caso no Brasil, Espanha e Moçambique. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, v. 18, 2014.

PENA, A. S.; CRIVELLARI, H. M. T.; MOREIRO GONZALEZ, J. A.; MANGUE, M. V.A biblioteca universitária em tempos de crise: comparação entre Brasil, Espanha e Moçambique. In: Globalização, ciência, informação: atas.1 ed.Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto CETAC.MEDIA, 2013, p. 1598-1617.

RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Tradução Tarcisio Zandonade. Brasília, DF, Briquet de Lemos, 2009.

RASTELI, A.; CAVALCANTE, L. E.. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 43-170, abr. 2014. ISSN 1518-2924. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43>.Acesso em: 20 fev. 2019.

SILVA, E. T. da. De olhos abertos: reflexões sobre o desenvolvimento da leitura no Brasil.2.ed. São Paulo: Ática, 1999. p.128.

SOUSA, M. M.; FUJINO, A.. A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios perspectivas. 2012. Disponível em:<http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3278/2404>.Acesso em : 12 de out de 2018

Downloads

Publicado

2019-12-25

Como Citar

Ramos, D. . C. P., & Leite de Oliveira, R. M. (2019). A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Valore, 4(1), 963–977. https://doi.org/10.22408/reva412019238963-977

Edição

Seção

Artigo Original