A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva412019238963-977Resumo
Discorremos sobre as ações promovidas pela Biblioteca Setorial do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Grande que incentivam o desenvolvimento da leitura acadêmica nas diversas áreas do saber, refletindo o papel do bibliotecário e da biblioteca universitária enquanto espaço complementar a sala de aula mais importante para o desenvolvimento do ato de ler. Partimos da hipótese de que as ações empreendidas pela administração objetivam incentivar o processo o desenvolvimento da leitura dos indivíduos que frequentam o espaço. Para realização deste estudo, nos balizamos na aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com os bibliotecários responsáveis pelo setor administrativo da Biblioteca, análise de dados de empréstimos emitidos pela biblioteca do ano de 2017-2018 e nos estudos e debates teóricos realizados na disciplina Leitura e Produção de Textos Didáticos e Acadêmicos do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela mesma instituição. Concluímos por meio da análise dos dados que a biblioteca setorial do CPF promove ações administrativas intencionais que objetivam estimular a prática da leitura, na medida em que se preocupa emorganizar um ambiente propício à pesquisa e disseminação de conhecimento e estimular leitores a frequentarem enquanto espaço singular de acesso a saberes.
PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária; Ensino superior; Leitura
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