A BIBLIOTECA SETORIAL DO CFP ENQUANTO SUPORTE DO ACESSO À LEITURA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva412019238963-977

Resumo

Discorremos sobre as ações promovidas pela Biblioteca Setorial do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Grande que incentivam o desenvolvimento da leitura acadêmica nas diversas áreas do saber, refletindo o papel do bibliotecário e da biblioteca universitária enquanto espaço complementar a sala de aula mais importante para o desenvolvimento do ato de ler. Partimos da hipótese de que as ações empreendidas pela administração objetivam incentivar o processo o desenvolvimento da leitura dos indivíduos que frequentam o espaço. Para realização deste estudo, nos balizamos na aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com os bibliotecários responsáveis pelo setor administrativo da Biblioteca, análise de dados de empréstimos emitidos pela biblioteca do ano de 2017-2018 e nos estudos e debates teóricos realizados na disciplina Leitura e Produção de Textos Didáticos e Acadêmicos do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela mesma instituição. Concluímos por meio da análise dos dados que a biblioteca setorial do CPF promove ações administrativas intencionais que objetivam estimular a prática da leitura, na medida em que se preocupa emorganizar um ambiente propício à pesquisa e disseminação de conhecimento e estimular leitores a frequentarem enquanto espaço singular de acesso a saberes.

PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca universitária; Ensino superior; Leitura

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Biografias Autor

Daniela Cristina Pereira Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Especialista em Docência no Ensino Superior; Graduada em História e Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras

Rose Maria Leite de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e em Língua Portuguesa, trabalhando principalmente na área da Aquisição, processamento e desenvolvimento da linguagem, com atenção ao trabalho com os processos leitura,escrita e autoria, na perspectiva do letramento e multiletramentos, bem como à formação de professores. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores-Campus de Cajazeiras, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística; é membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Literatura e ensino (GPLLE), docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), e Coordenadora de área do Subprojeto PIBID Língua Portuguesa Multisemioses, ensino e cidadania nas aulas de língua portuguesa: práticas de leitura, escrita, análise linguística e oralidade à luz da abordagem enunciativo-discursiva. Desenvolve ainda pesquisa e extensão no campo iniciação à pesquisa de alunos dos cursos de licenciatura.

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Publicado

2019-12-25

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Artigo Original