LOUIS-JOSEPH LEBRET, PAULO FREIRE E A CONSTITUIÇÃO DO MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR: UMA LEITURA SENSÍVEL A PARTIR DE MICHEL MAFFESOLI

Ana Cláudia Tabosa Mendes de Oliveira, Mário de Faria Carvalho

Resumo


Neste estudo são discutidas as contribuições de Louis-Joseph Lebret ao Movimento de Cultura Popular (MCP) e à pedagogia de Paulo Freire, refletidos à luz das sensibilidades. Assim o objetivo eleito consiste em compreender as convergências entre os pensamentos de Paulo Freire, de Louis-Joseph Lebret e a perspectiva sensível de Michel Maffesoli. A reflexão construída evidencia que a valorização do ser humano em todas as dimensões, aspecto presente na filosofia do MCP, e nas concepções de Paulo Freire, mantém relação direta com as ideias lebretianas. Ainda, que o Movimento de Cultura Popular representou um símbolo para a libertação das pessoas oprimidas. Conclui-se, a partir da leitura sensível destes e de outros aspectos, e fundamento no pensamento de Michel Maffesoli, que a pedagogia de Paulo Freire, a visão humanística do Padre Lebret e a concepção articulada pelo MCP idealizaram homens e mulheres livres e dotados(as) de capacidade crítica para ler a realidade social, percebendo a realidade e a sua complexidade, reconhecendo a diversidade e os processos de exclusão que perfazem o mundo a sua volta. 


Texto completo:

PDF

Referências


ANGELO, Michelly Ramos de. Les développeurs: Louis-Joseph Lebret e a SAGMACS na formação de um grupo de ação para o planejamento urbano no Brasil. 233 f. 2010. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo), Programa de Pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.

BARBOSA, Letícia Rameh. Movimento de Cultura Popular: impactos na sociedade pernambucana. Recife: Liceu, 2010.

CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006.

CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CREMONESE, Dejalma. O humanismo de Lebret e a Experiência do Movimento Comunitário de Base de Ijuí – RS. Revista Opinião Filosófica, Porto Alegre, v. 07, n. 01, 2016.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GASPAR, Lúcia. Movimento de Cultura Popular. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http:// http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=723/. Acesso em: 08 mai. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Lebret, Louis-Joseph. Suicídio ou Sobrevivência do Ocidente. São Paulo: Editora Duas Cidades, 1958.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Tradução Bertha Halpern Gurovitz. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PAULO VI, Papa. Carta Encíclica Populorum progressio (sobre o desenvolvimento dos povos). São Paulo: Paulinas, 1967.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

ROSAS, Paulo. Paulo Freire: educação e transformação social. Recife: EDUFPE, 2002.

ROSA, Renato Torres Anacleto. O pensamento de Louis-Joseph Lebret e sua relevância para a igreja católica na segunda metade do século XX. 2013. Revista Jesus Histórico, ano 6, v. 11, 2013. Disponível: http://www.revistajesushistorico.ifcs.ufrj.br/arquivos11/4-renato.pdf. Acesso em: 05 mai. 2018.

SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SILVA, Maria Betânia e. Refletindo sobre o Movimento de Cultura Popular: espaço para a arte? 2006. Revista Digital Art&, ano 4, n. 6, out. 2006. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-06/trabalhos/8.htm. Acesso em 08 mai. 2018.

TEIXEIRA, Wagner da Silva. Educação em tempos de luta: história dos movimentos de educação e cultura popular. 229 f. 2008. Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

WEFFORT, Francisco. Prefácio a Paulo Freire: educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020262e-5017

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008