Estratégias de captação e fidelização de cliente de crédito consignado

Paloma de Lavor Lopes, Alcioni de Souza Pontes

Resumo


O crédito consignado é o melhor produto financeiro de crédito do país voltado para pessoa física, seu desenvolvimento só foi possível por conta da existência de uma ampla rede de correspondentes em todos os municípios brasileiros. Disponíveis para os funcionários de empresas públicas, privadas, aposentados e pensionistas do INSS, suas principais características são a taxa ofertada, que é a menor do mercado e prazo longo. Devido a tanta concorrência, as empresas são obrigadas a viver em busca de estratégias para captar e fidelizar os clientes. O objetivo geral desse projeto é identificar quais são os melhores métodos de captação e fidelização do cliente de crédito consignado. Como metodologia utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica quanto um estudo de caso em um Correspondente Bancário Santander.  Após analise dos dados foi possível identificar que a melhor estratégia de captação é a indicação e a melhor estratégia para fidelizar os clientes na atualidade é o relacionamento.


Texto completo:

PDF

Referências


BANCO DO BRASIL. Credito. Disponível em: HTTP://www.bb.com.br/portalbb/page251,8900,8923,0,01,0.b.b?codigoMenu=5415&codigoNoticia=8133. Acesso em: 10 de maio 2016.

BANCO DO BRASIL. Taxas. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/txjuros/. Acesso em: 10 maio 2016.

COBRA, Marcos – Administração de Marketing no Brasil – 3ª Edição – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 – 4ª reimpressão, Cap. 2, p. 22 e 23,

CHÉR, Rogério – Empreendedorismo na veia: Um aprendizado constante – Rio de Janeiro: Elsevier; Sebrae 2014. Cap. 3, p. 159

DIEESE. Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Nota Técnica. A evolução do crédito na economia brasileira 2008-2013. Disponível em: http://www.dieese.org.br/notatecnica/2014/notaTec135Credito.pdf

FORTUNA, Eduardo – Mercado Financeiro: Produtos e serviços – 18ª Edição ver. Atual. – Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2010. Cap. 6, p.230, 235 e 236.

GOMES, Carla Cristina da Silva; LOPES, Paloma de Lavor - Levantamento do Perfil dos Idosos Aposentados e Pensionistas usuários de Empréstimo Consignado do Município de Barra do Piraí/RJ. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/22920308.pdf

GREMAUD, Amaury Patrick; Vasconcelos, Marco Antônio Sandoval de; Toneto Júnior, Rudinei – Economia Brasileira Contemporânea – 6ª Edição – São Paulo: Editora Atlas, 2006. Cap 15, p.472 e 478.

KOTLER, Philip – Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados – São Paulo: Ediouro, 2009 – Cap. 2, p. 159.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi – Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos – 6 edição – São Paulo: Atlas, 2008. Cap. 3, p. 62.

MC KENNA, Regis – Marketing de relacionamento – Campus São Paulo: Publifolha, 1999. Cap. 3, p. 45

MOWEN, Jonh C.; MINOR, Michael S.- Comportamento do Consumidor – São Paulo: Prentice Hall, 2003, Cap. 1, p.3.

PINHEIRO, Duda; GULLO, Jose – Fundamentos de Marketing: Suporte às estratégias de negócios das empresas – São Paulo: Editora Atlas, 2011 – Cap. 3 p. 56

PORTAL EBC. Previdência alerta para risco de fraudes e abusos com empréstimo consignado. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2007-01-09/previdencia-alerta-para-risco-de-fraudes-e-abusos-com-emprestimo-consignado. Acessado em: 14 de junho 2016.

PORTAL BRASIL. ECONOMIA E EMPREGO. Financiamento de Veículo. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2009/11/financiamento-de-veiculos. Acessado em: 25 de maio 206.

PORTAL GLOBO.COM – Economia. Dilma aumenta o limite de desconto do crédito consignado. Disponível em; http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/10/dilma-sanciona-lei-que-aumenta-limite-de-desconto-do-credito-consignado.html. Acessado em: 25 de maio de 2016.

SILVA, Naiane Almeida do Nascimento; Kaercher,Andre Luiz Nascimento – A importância do Marketing de Relacionamento para a Fidelização dos clientes. Disponível em: http://www.andrekaercher.com.br/artigos/a-importancia-do-marketing-de-relacionamento-para-a-fidelizacao-de-clientes.pdf. Acessado em 11 de maio de 2016.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva1220172934-50

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008