A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Isabela Dias Neves, Juliana Marangoni Amarante, Cláudia Herrero Martins Menegassi

Resumo


No século XXI o conhecimento passou a ser considerado recurso integrante dos fatores de produção de todos os tipos de organização. Sua gestão, primeiramente de cunho funcionalista, passou a significar ganhos não somente para as organizações, mas para as pessoas que nelas trabalham. A falta dessa gestão, todavia, principalmente em empresas da área de tecnologia, pode causar descontentamento no trabalho e, inclusive, a busca por outra atividade na qual seja possível aplicar uma Gestão do Conhecimento adequada, tão necessária na área de Tecnologia da Informação. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a influência da Gestão do Conhecimento na motivação empreendedora de profissionais da área de Tecnologia da Informação na cidade de Maringá – PR. Os resultados demonstraram que a motivação para o empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação por pessoas que trabalhavam previamente em empresas dessa mesma área, teve influência expressiva do descontentamento com a forma como era conduzida – ou não conduzida – a Gestão do Conhecimento nessas empresas, fazendo com que os entrevistados optassem por abrir negócios próprios na área, onde pudessem ser protagonistas dos processos típicos da Gestão do Conhecimento.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva40201931215-28

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