A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Auteurs-es

  • Isabela Dias Neves Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Juliana Marangoni Amarante Doutora em Administração. Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil.
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi outora em Administração. Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Centro Universitário de Maringá, Maringá-PR – Brasil e pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá-PR – Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva40201931215-28

Résumé

No século XXI o conhecimento passou a ser considerado recurso integrante dos fatores de produção de todos os tipos de organização. Sua gestão, primeiramente de cunho funcionalista, passou a significar ganhos não somente para as organizações, mas para as pessoas que nelas trabalham. A falta dessa gestão, todavia, principalmente em empresas da área de tecnologia, pode causar descontentamento no trabalho e, inclusive, a busca por outra atividade na qual seja possível aplicar uma Gestão do Conhecimento adequada, tão necessária na área de Tecnologia da Informação. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a influência da Gestão do Conhecimento na motivação empreendedora de profissionais da área de Tecnologia da Informação na cidade de Maringá – PR. Os resultados demonstraram que a motivação para o empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação por pessoas que trabalhavam previamente em empresas dessa mesma área, teve influência expressiva do descontentamento com a forma como era conduzida – ou não conduzida – a Gestão do Conhecimento nessas empresas, fazendo com que os entrevistados optassem por abrir negócios próprios na área, onde pudessem ser protagonistas dos processos típicos da Gestão do Conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009. 292p.

ASSINADO decreto que destina terreno para Parque Tecnológico. Maringá: Prefeitura de Maringá. 2018. Disponível em: <http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=9833621b675598&id=32642>. Acesso em: 01 Ago2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977. 229p.

BATISTA, F. F.; QUANDT, C. O.; PACHECO, F. F.; TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento na administração pública. Texto para discussão n. 1095. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2005.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 31. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. 240p.

BOISOT, M. Knowledge Assets: securing competitive advantage in the information economy. New York: Oxford University Press, 1998. 312p.

BRUNI, L.. L’Economia di Comunione: fatti e idee per un nuovo umanesimo. Congresso Internazionale di Economia, 2001, Castelgandolfo, 7/04/2001. Disponível em: <http://www.edc-online.org>. Acesso em: 24 out. 2004.

CHOO, C. W. Information management for the intelligent organization: the art of scanning the environment. Medford, New Jersey: Information Today, , 2002. 272 p.

COOMBS, R.; HULL, R.; PELTU, M. Knowledge management practices for innovation: an audit tool for improvement. CRIC, The University of Manchester CRIC Working Paper, n. 6, 1998.

DALKIR, K. Knowledge Management in Theory and Practice. Burlington: Elsevier,2011. 368p.

DARROCH, J. Developing a measure of knowledge management behaviors and practices. Journal of Knowledge Management, v. 7, n. 5, p. 41-54, dez. 2003.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DRUCKER, P. F. Uma era de descontinuidade: orientações para uma sociedade em mudança. 3.ed. Rio de Janeiro:Zahar Editores, 1976. 427p.

EVANS, M. M.; ALI, Natasha. Bridging knowledge management life cycle theory and practice. In: International Conference on Intellectual Capital, Knowledge Management and Organisational Learning ICICKM 2013–Conference Proceedings… 2013. p. 156-165.

FRANCO, G. Maringá se firma como polo regional em Tecnologia da Informação. Gazeta do Povo, Maringá, PR, 2016. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/economia/maringa-se-firma-como-polo-regional-em-tecnologia-da-informacao-0feri4nke7v8lw8s3qak8hrl6>. Acesso em 01 mai. 2018.

GEM- Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil.:2016. Curitiba: IBQP, 2017. 208p.

GIMENEZ, F. A. P. Empreendedorismo e pequena empresa: Dezesseis Haikais, um pouco de prosa e outros versos. Curitiba: Edição do Autor, 2013.106p.

HANSEN, M. T.; NOHRIA, N.; TIERNEY, T. What’s your strategy for managing knowledge. The knowledge management yearbook 2000–2001, v. 77, n. 2, p. 106-116, 1999.

KIANTO, A.; ANDREEVA, T. Knowledge Management Practices and Results in Service-Oriented versus Product-Oriented Companies. Knowledge and Process Management, v. 21, n. 4, p. 221-230, ago. 2014.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 6. ed. São Paulo : Perspectiva, 2001. 324p.

LEMOS, A.H.C. da. et al. De empregado a empresário: Mudanças no sentido do trabalho para empreendedores. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v.11, n. 5, p. 103-115, out./dez. 2017.

MCKEEN, J. D.; ZACK, M. H.; SINGH, S. Knowledge management and oanizational performance: An exploratory survey. In: ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 39, 2006. Proceedings… Kauia: IEEE, 2006. p. 152b152b.

MIRANDA, J.Q. et al. A influência das variáveis ambientais e organizacionais no desempenho de startups. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.5, n.1, 2016.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 358p.

OECD – Organisation For Economic Co-Operation And Development. Measuring knowledge management in the business sector. Paris: OECD Publishing, 2003.

PINHO, J.C; THOMPSON, D. Condições estruturais empreendedoras na criação de novos negócios: A visão de Especialistas. Revista de Administração de Empresas, v.56, n.2, mar./abr. 2016.

PINOTTI, S. et al. Ser ou não ser empreendedor: o profissional técnico e o dilema da mudança de carreira. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.4, n.3, 2015.

SCOTT, W. R. The Adolescence of Institutional Theory. Administrative Science Quarterly, v. 32, n. 4. p. 493-511, 1987. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.473.3127&rep=rep1&type=pdf >. Acesso em: 04 Ago. 2019.

SEBRAE NACIONAL. O que é uma Startup? 2017. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-e-uma-startup,616913074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 27 mai. 2018.

SETOR de TI projeta crescimento, fomento a inovação e parque. Maringá: Prefeitura de Maringá. 2017. Disponível em: <http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=be27da261555be&id=31370> . Acesso em: 01 Ago. 2018.

SILVEIRA, F. Como Maringá se tornou um ótimo destino para os profissionais de tecnologia. Gazeta do Povo, Maringá, PR, 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/economia/livre-iniciativa/carreira-e-concursos/como-maringa-se-tornou-um-otimo-destino-para-os-profissionais-de-tecnologia-6tsrp6x0i9jbop6vv85iwpi2d/>. Acesso em 01 mai 2018.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. 319p.

TARAPANOFF, K. M. A. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. 344p.

VALE, G..M.V.; CORRÊA, V.S.; REIS, R.F.; Motivação para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade. Revista de

Administração Contemporânea, Curitiba, v. 18, número 3, p. 311-327, mai./jun. 2014.

Von KROGH, G.; ROOS, J. A perspective on knowledge: competence and strategy. Personnel Review, v. 24, n.3, p. 56-76, mai. 1995.

WIIG, K. M. Knowledge management foundations: thinking about thinking: how people and organizations create, represent, and use knowledge. Arlington: Schema Press, 1993. 471p.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-30