EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO EM SANTO AGOSTINHO: TRAÇOS CONSTITUTIVOS DA SUBJETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva40201931894-107Resumo
Pode-se afirmar que a educação é vista por muitos estudiosos como aquela que tem como meta a formação de cidadãos livres, autônomos, esclarecidos e sociáveis. Sabemos que essa tese é uma reivindicação central da filosofia moderna. Entretanto, ela não se encontraria antecipada ou prefigurada no pensamento de Santo Agostinho? A nossa posição é que os tratados educacionais do filósofo, apesar de estarem inseridos num contexto teocêntrico, dogmático, bíblico e religioso, demonstram que é possível extrair do seu pensamento um processo pedagógico capaz de formar indivíduos autônomos, livres e esclarecidos a partir da relação ensino-aprendizagem. O artigo está estruturado em três partes: a) Contextualização do problema a ser refletido; b) Apresentação do percurso metodológico que orientou a discussão do problema; c) Apresentação e discussões dos resultados originados, sobretudo das obras de Santo Agostinho. Dois grandes temas orientaram essa parte, quais sejam, a educação e o conhecimento.
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