EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO EM SANTO AGOSTINHO: TRAÇOS CONSTITUTIVOS DA SUBJETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva40201931894-107Abstract
Pode-se afirmar que a educação é vista por muitos estudiosos como aquela que tem como meta a formação de cidadãos livres, autônomos, esclarecidos e sociáveis. Sabemos que essa tese é uma reivindicação central da filosofia moderna. Entretanto, ela não se encontraria antecipada ou prefigurada no pensamento de Santo Agostinho? A nossa posição é que os tratados educacionais do filósofo, apesar de estarem inseridos num contexto teocêntrico, dogmático, bíblico e religioso, demonstram que é possível extrair do seu pensamento um processo pedagógico capaz de formar indivíduos autônomos, livres e esclarecidos a partir da relação ensino-aprendizagem. O artigo está estruturado em três partes: a) Contextualização do problema a ser refletido; b) Apresentação do percurso metodológico que orientou a discussão do problema; c) Apresentação e discussões dos resultados originados, sobretudo das obras de Santo Agostinho. Dois grandes temas orientaram essa parte, quais sejam, a educação e o conhecimento.
Downloads
References
AGOSTINHO. A Trindade. Trad. Frei Agustinho Belmonte. 4 ed. São Paulo: Paulus, 2008.
_______Solilóquios; A vida feliz. Trad. Ir Nair de Assis Oliveira. 4 ed. São Paulo: Paulus, 2010.
______ A Doctrina Cristã. Trad. Ir. Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 2002.
______O Mestre. Trad. António Soares Pinheiro. Porto: Porto Editora, 1995.
MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008
KANT, Emanuel. Crítica da Razão Prática. Lisboa: Edições 70, 1997
NUNES, R. A. C. História da Educação na Idade Média. São Paulo: USP, 1979.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.