DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL: COMO AS UNIVERSIDADES PREPARAM SEUS DISCENTES PARA ENFRENTAR AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

Luciano Saraiva Goulart Junior, Sarah Crispim Ramos de Souza, Brenda Myrelle de Jesus Muniz

Resumo


As mudanças decorrentes dos processos de globalização e as efêmeras mudanças tecnológicas contribuem para a formação de um novo mercado de trabalho altamente competitivo, uma vez que, há um contexto atual baseado em novos conceitos de competência, habilidade, comportamento, desenvolvimento e, consequentemente, de novas formas de conhecimento. Visto isso, é necessário a reestruturação na formação e capacitação profissional dos acadêmicos para atender a essas novas exigências. A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica, utilizou-se também o levantamento de informações por meio da pesquisa de campo exploratória e descritiva realizada com discentes de uma universidade particular localizada em Aracaju-SE. Foi aplicado um questionário fundamentado nos objetivos específicos e geral, em conjunto com os tópicos abordados no referencial teórico. Os dados empíricos relatados no estudo agregaram maior conhecimento acerca do tema e constatam a importância de incentivo aos discentes ao desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos, por parte da instituição de ensino superior, corroborando para a formação de profissionais eficientes que se encaixem nas condições do novo mercado de trabalho.

Palavras-Chave: Desenvolvimento. Competências. Habilidades.Instituição de Ensino Superior.


Texto completo:

PDF

Referências


ABED, A. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014

BRASIL (2000). Documento Básico – ENEM. Brasília: Imprensa Oficial.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília: MEC/INEP, 2005.

CALVOSA, M. Criar Valor ao Liderar Novas Gerações em Ambientes Corporativos.In: Liderança Estratégica. M. Calvosa. Apostila de Pós-Graduação: São Paulo: HSM, 2012.

DESAUNIERS, Julieta Beatriz Ramos. (1997) - Formação, competência e cidadania. In: Revista Educação & Sociedade. São Paulo: CEDES. Nº60.

GOLEMAN, D. Trabalhando com a inteligência. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. Disponível em: < https://books.google.com.br/books/about/Trabalhando_com_a_intelig%C3%AAncia_emociona.html?id=xYcqzxlHoIC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 14 mar. 2018.

HIPÓLITO, J. A M. Administração Salarial: remuneração por competência como diferencial competitivo. São Paulo, Atlas, 2001.

LAZZAROTTO, Elizabeth Maria. Competências essenciais requeridas para o gerenciamento de unidades básicas de saúde. 2001. 140f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

LIMA, Valéria Vernaschi. Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Interface – Comunicação, Saúde e Educação. São Paulo, v. 9, n.17, p.369-79, mar.ago., 2005.

MAYER, J. D., & Salovey, P. (2007). ¿Qué es la inteligencia emocional? In J. M. M., Navas, & P. F., Berrocal. (Coord.). Manual de inteligencia emocional. (pp. 25-45). Madrid: Anaya. (Originalmente publicado em 1997)

MERSINO, A. Inteligência emocional para gerenciamento de projetos. Tradução do original: Emotional Intelligence for Project Managers por Roger Maioli dos Santos. São Paulo: M.Books, 2009.

NACIF, P; CAMARGO, M. Desenvolvimento de Competências Múltiplas e a Formação Geral na Base da Educação Superior Universitária. Disponível em . acesso em 10 de agosto de 2019.

PERRENOUD, P. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

REVISTA EXAME em: 17 ago. 2018

REVISTA EXAME 13 mar. 2019

REVISTA CORREIO BRAZILIENSE 03 abr. 2019

TANGUY, L. Competências e integração social na empresa. In: ROPÉ, F., TANGUY, L. (Orgs.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas : Papirus, 1997. p. 167-200.

TEIXEIRA, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202

WEISINGER, Hendrie. Inteligência Emocional no trabalho: como aplicar os conceitos revolucionários da I.E. nas suas relações profissionais, reduzindo o estresse, aumentando sua satisfação, eficiência e competitividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019363188-202

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008