GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NA VISÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NO OESTE DA BAHIA

Cassiana Santos da Silva Farias, Manoel Joaquim Fernandes de Barros, Neivande Dias da Silva, Lívia Veiga de Oliveira, Cláudio Luiz Ariani Fontes

Resumo


Conflitos também fazem parte do cotidiano das organizações. Justifica-se esta pesquisa por entender que proprietários e gestores de empresas de pequeno porte (EPP) geram empregos, na medida em que empreendem e contribuem com o desenvolvimento econômico do local onde instalam seu negócio. Cabe ao empresário a aquisição das competências necessárias para gerenciar seus funcionários. O proprietário deve buscar aprimorar suas habilidades em gestão de pessoas, incorporando a gestão de conflitos. Para tanto, se admite, como objetivo geral deste estudo, verificar a percepção dos proprietários de EPP em Bom Jesus da Lapa - BA, no que se refere às suas competências gerencias quanto à gestão de pessoas, bem como à gestão de conflitos interpessoais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi executada no período de agosto a outubro de 2018. Para que o objetivo deste estudo fosse alcançado, definiu-se que os questionários seriam respondidos pelos proprietários. Verificou-se, nesse estudo, que a maioria da amostra pesquisada desconhece as formas teóricas e práticas para gerenciar pessoas e conflitos no ambiente interno da sua organização, o que impossibilita o aprimoramento das competências gerenciais, no que se refere à gestão de conflitos.

 

Palavras-chaves: Gestão, Pessoas, Conflitos, Pequenas Empresas.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019369259-276

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