GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NA VISÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NO OESTE DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva402019369259-276Abstract
Conflitos também fazem parte do cotidiano das organizações. Justifica-se esta pesquisa por entender que proprietários e gestores de empresas de pequeno porte (EPP) geram empregos, na medida em que empreendem e contribuem com o desenvolvimento econômico do local onde instalam seu negócio. Cabe ao empresário a aquisição das competências necessárias para gerenciar seus funcionários. O proprietário deve buscar aprimorar suas habilidades em gestão de pessoas, incorporando a gestão de conflitos. Para tanto, se admite, como objetivo geral deste estudo, verificar a percepção dos proprietários de EPP em Bom Jesus da Lapa - BA, no que se refere às suas competências gerencias quanto à gestão de pessoas, bem como à gestão de conflitos interpessoais. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo. A coleta de dados foi executada no período de agosto a outubro de 2018. Para que o objetivo deste estudo fosse alcançado, definiu-se que os questionários seriam respondidos pelos proprietários. Verificou-se, nesse estudo, que a maioria da amostra pesquisada desconhece as formas teóricas e práticas para gerenciar pessoas e conflitos no ambiente interno da sua organização, o que impossibilita o aprimoramento das competências gerenciais, no que se refere à gestão de conflitos.
Palavras-chaves: Gestão, Pessoas, Conflitos, Pequenas Empresas.
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