GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS E AS INFLUÊNCIAS CULTURAIS: ESTUDO NAS UNIVERSIDADES DA REGIÃO SUL FLUMINENSE DO RJ

Gilmara Brandão Pereira, Geneci Leme Monsores, Margareth Fernandes

Resumo


Em relação ao número expressivo de resíduos sólidos urbanos produzidos, há um tipo que pelas suas características, merece especial atenção, que são os resíduos de elétricos e eletrônicos, que ao fim de seu ciclo de vida, são denominados resíduos tecnológicos. Desta forma, a intenção da atual pesquisa foi avaliar o conhecimento dos universitários em relação ao tema em questão, pois acredita-se que este grupo venha a ser um dos principais impulsionadores das ações deste projeto, que tem como objetivo implantar um programa de Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos inicialmente nas dependências das Instituições de Ensino Superior. A pesquisa evidenciou que existe um grande caminho a percorrer-se, pois as ações pretendidas se dará à luz da legislação em vigor, que prevê também a responsabilidade do agente gerador, como responsável pela gestão, tratamento e destinação dos resíduos gerados, como forma de promover o desenvolvimento sustentável ao mesmo tempo em que amplia-se as oportunidades de inclusão social, econômica e ainda destacando a influência cultural como aspecto importante no sucesso ou até mesmo no insucesso deste projeto.

Palavaras-chave: Gestão, Resíduos, Elétricos, Eletrônicos


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Valdete S. Gestão de Resíduos Especiais em Universidades: Estudo de Caso da Universidade Federal de São Carlos. 2002. 154 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2002. Disponível em: .

ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – A indústria Elétrica e eletrônica Impulsionando a economia verde e a sustentabilidade. 2012.

Disponível: http://www.abinee.org.br/ - acessado em 08/10/2017;

ÁVILA, Roberta; SMA organiza mutirão para coletar lixo eletrônico. Editora Abril.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_396142.shtml.

BRASIL. [Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010]. Política nacional de resíduos sólidos [recurso eletrônico]. 2 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 73 p. – (Série legislação; n. 81)

BRASIL. LEI Nº 6938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação, e dá outras providências.

CHADE, Jamil. Brasil é o campeão do lixo eletrônico entre emergentes. O Estado de S. Paulo. 2010. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e- ocampeao- do-lixo- eletronicoentre- emergentes,514495, 0.htm.

D’AVIGNON, Alexandre L. de Almeida. "Sistemas de gestão ambiental e normalização ambiental". Segmento da apostila utilizada no curso sobre "Auditorias Ambientais" da Universidade Livre do Meio Ambiente. Curitiba, 1996.

GIL, A.C Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 4.ed.São Paulo: Atlas, 1994.

IPT – Instituto de Pesquisa Tecnológica / CEMPRE. Compromisso Empresarial para Reciclagem. Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. São Paulo. IPT. 2000

LEITE, W.C.A. Estudo da gestão de resíduos sólidos: uma proposta de modelo tomando a unidade de gerenciamento de recursos hídricos (URGHI-5) como referência. 1997. 270 p. Tese (Doutorado em Hidráulica e Saneamento). Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Carlos/SP, 1997.

LIMA, J. D. Gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, 2001. 267 p.

ONU. Disponível:http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-meio-ambiente/ acessado 07/09/2018. Trechos da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972), parágrafo 6.

PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania. São Paulo: Cortez, 2005. p. 39.

PORTAL EXAME. Brasil produz muito lixo eletrônico, diz ONU. Portal da revista Exame. 2010. Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/meioambienteeenergia/noticias/brasilemergente- mais-produz- lixo-eletronico- diz-onu- 535153.

PNCGA - Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais: Licenciamento Ambiental /Ministério do Meio Ambiente. – Brasília: MMA, 2009.90 p.; il. color; 23x28 cm. ISBN 978-85-7738-121-0

PNUMA - Rumo a uma economia Verde. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza – Síntese para Tomadores de Decisão. 2011. www.unep.org/greeneconomy

SCHALCH, V. Tratamentos de resíduos sólidos urbanos. Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Carlos/SP. Notas de aula, 2011.

SINIR – Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos, A Logística reversa. 2013. http://sinir.gov.br/web/guest/logistica-reversa, acessado em 09/09/2018.

SEBRAE-MS. Gestão de resíduos sólidos: uma oportunidade para o desenvolvimento municipal e para as micro e pequenas empresas / Riedel, Eduardo Correa. São Paulo:

Instituto Envolverde: Ruschel & Associados, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019370277-288

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008