RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS VERSUS MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS ANGICAL

César Barbosa Nunes, Francis de Sousa Fernandes, Jucyana Beatriz Nunes Veloso, Luís Rodrigo Soares Lima, Renário Ferreira Ribeiro

Resumo


A administração pública passou a ser cada vez mais cobrada pela sociedade e, com isso, notou a necessidade de adotar métodos de gestão de pessoa que visa incentivar a busca por conhecimento com o intuito de aperfeiçoamento do serviço público. No âmbito organizacional motivar o colaborar é algo de suma importância para desempenhar suas atividades de maneira eficiente e eficaz, seja na esfera privada ou na esfera pública, partindo deste pressuposto com intuito de agregar conhecimento sobre a temática buscou-se identificar a relação entre Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a motivação dos docentes do Instituto Federal do Piauí – campus Angical. O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é um instrumento legal, que busca igualar a remuneração dos servidores que adquiriram conhecimentos através de suas experiências que agregam valor em sua carreira profissional, à dos servidores que têm uma titulação acadêmica superior. Diante disso, o presente trabalho justificou-se pela ausência de pesquisas nas bases de dados Spell, Scielo e CAPES sobre a temática e a oportunidade de estudar um tema pouco explorado a fim de ampliar conhecimentos. Para tanto foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma amostra de 20% da população total dos docentes e para analisar os dados obtidos através da entrevista foi feito uma análise de conteúdo relacionando os dados com as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg. Os resultados da pesquisa mostraram pontos de vista divergentes acerca do RSC, concluindo que o RSC é uma política de incentivo que age como um dos fatores motivacionais dentro da instituição.

 

Palavras-Chave: Motivação, Reconhecimento de Saberes e Competências, Incentivo.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Daniele Vasques de; FERREIRA, Rafaelli Sabino; ABREU, Nelsio Rodrigues de. Sistemas de Recompensas e suas Influências na Motivação de Servidores Públicos. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 5,2008, Rio de Janeiro. Anais AEDB. Rio de Janeiro: Campus da Associação Educacional Dom Bosco, 2008. Disponível em: < http://www.economia.aedb.br/seget/artigos08/222_222_Art_SEGeT_2008.pdf> Acesso em 23 de junho de 2019.

APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BACCIN, Ecléa V. C. Reconhecimento De Saberes e Competências no Ensino Básico Técnico e Tecnológico: Impactos sobre a carreira e o trabalho docente. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, p. 294, 2018.

BITTENCOURT, C. C; BARBOSA, A. C. Q. Gestão de competências: articulando indivíduos, organizações e sociedade. In: BITENCOURT, C. C. (Org.) A Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2004. Cap. 10, p. 176-195.

BRASIL. Lei. Nº 12.772, de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Brasília/DF. 28 dez 2012. Disponível in: , acesso em 19/07/2019.

CAMÕES, Marizaura R. de Sousa; PANTOJA, Maria Julia; BERGUE, Sandro Trescastros. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiencias no setor público. Brasília: ENAP, 2010.

CASADO, Tania. As pessoas na organização. Editora Gente, 2002.

FABRE, Larissa. Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC): conflito com a capacitação? In: VIII Congresso CONSAD de Gestão Pública – Anais CONSAD, Brasília, maio de 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de pesquisas – 5. Ed. – São Paulo: Atlas - 2010.

IFPI. Resolução nº 13, de 12 de junho de 2014 – do Conselho Superior. Dispõe sobre a regulamentação da avaliação e fluxo de procedimentos para a concessão do reconhecimento de saberes e competências aos docentes pertencente ao plano de carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do IFPI. Teresina/PI. 12 de jun. 2014.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências – 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

LIMA, N. V.; CUNHA, D. M. Saberes Docentes: As políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 2018.

MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da administração. 3º ed. – São Paulo: Cengage Learning, 2006.

OLIVEIRA, B. A. C. de; LAVOR, A. S. V. de. O reconhecimento de saberes e competências e a valor(iz)ação da ação Docente como forma de remuneração. In: XIX SEMEAD – Anais FEA USP. São Paulo, 2016.

RESENDE, E J. O livro das competências: desenvolvimento das competências, a melhor autoajuda para pessoas, organizações e sociedade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

TAMAYO, Alvaro; PASCHOAL, Tatiane. A relação da motivação para o trabalho com as metas do trabalhador. Revista Administração contemporânea, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 33-54, dezembro de 2003.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Vol. 3. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC: CAPES: UAB, 2009.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019388509-519

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008