CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO! AS DECISÕES ESTRATÉGICAS ADOTADAS POR EMPRESÁRIOS NA SERRA GAÚCHA

Fernanda Monego Marcon Denicol, Alex Eckert

Resumo


No meio empresarial, a decisão de crescer não constitui tarefa simples. Os empresários dependem de diversos fatores internos e externos que estão relacionados com essa escolha. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar as diferentes decisões tomadas por empresários da Serra Gaúcha que definiram manter ou ampliar suas empresas. Para atingir este objetivo, realizou-se um estudo de caso múltiplo, descritivo e qualitativo, com um grupo de empresários da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa mostram que os empresários possuem uma visão conservadora em relação aos seus investimentos financeiros, mas ao mesmo tempo não medem esforços para manter seu negócio ativo e em crescimento. Além disso, indicam também uma retração em iniciar seus projetos de crescimento, citando como fator principal a crise econômica atualmente existente no Brasil

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, M. T. P. Ética e responsabilidade social. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229

BIAGIO, L. A.; BATOCCHIO, A.. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. – 2. ed. – Barueri, SP. Manole, 2012.

CHIAVENATO, I.; MATOS, F. G. Visão e ação estratégica: os caminhos da competitividade. – 3. ed. rev. e atual. -. Barueri, SP: Manole, 2009.

COSTA, L. S. P.; NUNES, S. C.; GRZYBOVSKI, D.; GUIMARÃES, L. O.; ASSIS, P. A. X. De Pai para Filho: A Sucessão em Pequenas e Médias Empresas Familiares. Contabilidade, Gestão e Governança. v.18, n.1, p. 61-82, 2015.

DEGEN, R. J.; MELLO, Á. A. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARQUES, J. A. V. C.; JUNIOR, J. B. A. C.; KÜHL, C. A. Análise financeira das empresas: da abordagem financeira convencional às medidas de criação de valor: um guia prático para analistas de crédito e investimento. – 2. Ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2015.

MEGLIORINI, E.; VALLIM, M. A. Administração financeira. – 2. Ed. –. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

NOGUEIRA, C. S. Planejamento estratégico. São Paulo: Pearson do Brasil, 2014.

PADOVEZE, C. Orçamento empresarial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia científica [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2016.

PERSEGUINI, A. Responsabilidade Social. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

PERUFO, L. D.; GODOY, L. P. Mortalidade De Microempresas: Um Estudo De Campo Realizado Com Microempresários Da Região Centro Do Estado Do Rio Grande Do Sul. Pretexto. v. 20, n. 1, p. 11-27, 2019.

SCHNEIDER, E. I; BRANCO, H. J. C. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curitiba: InterSaberes, 2012.

SOARES, M. T. R. C. Liderança e desenvolvimento de equipes. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

SOMEKH, B.; LEWIN, C. Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

STADLER, A.; ARANTES, E. C.; HALICKI, Z. Empreendedorismo e responsabilidade social. - 2. ed. rev. -. Curitiba: InterSaberes, 2014.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020397e-5037

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008