NARRATIVAS E DIALOGIA EM ESTUDOS QUALITATIVOS SOBRE A PRODUÇÃO DE SI

Silviane Barbato, Priscila Pires Alves, Valéria Marques de Oliveira

Resumo


O artigo discute as contribuições de princípios da narrativa e da dialogia, para a pesquisa qualitativa em psicologia e áreas afins. Enfatiza-se a ampliação do conceito da narrativa para além da expressão verbal e numa via de mão dupla, dialógica. Assim, ao relacionar narrativas e dialogia em estudos qualitativos sobre a produção de si, buscou-se enfatizar o modo como as produções de significados no espaço intersubjetivo desenham dinâmicas dialógicas que orientam as agencialidades. A produção da narrativa na pesquisa qualitativa, quando relacionada à dialógica, possibilita diferentes aberturas para a compreensão da realidade. Palavras-Chave: Pesquisa qualitativa. Narrativa. Dinâmicas dialógicas. Desenvolvimento do Self. Identificações. Transições

Texto completo:

PDF

Referências


ABBEY, E.; VALSINER, J. Emergence of meanings through ambivalence. Forum: Qualitative Social Research, 2005, v.6 n.1, p.1-16. Disponível em

http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0501231.

Acesso em 02 dez. 2010.

AUER, P. Context and Contextualization. In J. Vershueren, J.-O.Östman& J. Blommaert (Orgs), Handbook of Pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 1995, 01-19.

BAKHURST, D.; SHANKER, S. G. Jerome Bruner: language, culture and self. Sage: Cal., 2001.

BAKHTIN, M.M. Problemas da Poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.

______. Speech genres & other late essays. Austin, Tx: University of Texas Press, 1996.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARBATO, S. Dinâmicas polifônicas em estudo de

caso: entre histórias de vida e história Oral. In: Stafuzza, G.B.; Fonseca, J.P.A. (Org.). Estudos discursivos em múltiplas perspectivas - discurso,

sujeito, sociedade. Campinas SP: Mercado das Letras, 2018,15-30.

______; MIETO, G. S. M.; ROSA, A. O estudo da produção de significados em interações: metodologias qualitativas. In MIETO, G. S. M.; CHAGASFERREIRA, J. F.; OLIVEIRA, M. C. S. L.; BERALDO, R. (ORGS.). Psicologia dos processos de desenvolvimento humano: cultura e educação.

Campinas: A línea, 2016, Psicologia dos processos de desenvolvimento humano: cultura e educação. São Paulo: Alínea, 2016.

BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.

BARTLETT, F. Remembering: a study in experimental and social psychology. London: Cambridge University Press, 1996.

BENJAMIN, W. O narrador. Em Textos Escolhidos. São Paulo: Victor Civita, 1983, 57-66.

______. Sobre o conceito de história. Em W. Benjamim. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Braziliense, 1985, 222-234.

BORGES, F. T.; ARAUJO, P. C.; AMARAL, L. de C. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psic.: Teor. e Pesq.[online]. v. 32, n.spe, e32ne27, 2016.

http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27.

BROCKMEIER, J.; HARRÈ, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia, Reflexão & Crítica. v. 16, n.3, p. 525-535, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300011.

BRUNER, J. L´io transazionale. In J. Bruner; H. Haste. (Org.). Making sense. Roma: Anicia srl., 1986, 93-106.

______. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

______. Concepciones de la Infancia: Freud, Piaget y Vygotsky. In Acción, pensamiento y lenguaje. Alianza Psicología: Madrid, 2007.

______. Cultura da educação. Coleção Ciências do homem. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1996.

______. La fábrica de historias. Derechos, literatura,

vida. México: FCE, 2003.

______.; HASTE, H. La elaboración del sentido: la construcción del mundo por el niño. Série Cognición y Desarrollo Humano. 20. Barcelona: Paidós, 1990.

BUBER, M. Eu-Tu. São Paulo: Centauro, 2012.

_______. Do diálogo ao dialógico. São Paulo:

Perspectiva, 2009.

CANCLINI, N. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP,

CRESWELL, J. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing among Five Approaches. New York:Sage, 2005.

DAVIES, B.; HARRÉ, R. Positioning: The Discursive Production of Selves. In Wetherell, M.; Taylor, S.; Yates, S. (Eds.). Discourse Theory and Practices. London: Sage, 2001, 261-271.

DE CASTRO, D. Processos de revisão na produção de textos de crianças. Tese de doutorado. Brasília: Universidade de Brasília, 2017.

GERGEN, K. The saturated self. NY: Basic Books, 2000.

HARRÉ, R; L. VAN LANGENHOVE (Orgs.),Positioning theory: Moral contexts of intentionalaction. Oxford: Blackwell, 1999.

HAVELOCK, E. A musa aprende a escrever. Lisboa, Portugal: Gradiva, 1996.

HERMANS, H. J. M.; KEMPEN, H. J. G. Moving cultures: The perilous problems of cultural dichotomies in a globalizing society. American Psychologist, v.53, n.10, p. 1111-1120, 1998.

http://dx.doi.org/10.1037/0003-066X.53.10.1111

HUSSERL, E. A ideia da fenomenologia. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1987.

JOSSELSON, R.; LIEBLICH, A. Narrative research and humanism. In SCHNEIDER, K. J.;BUGENTAL, J. F. T.; PIERSON, J. F. The Handbook of Humanistic Psychology. Leading Edges in Theory, Research and

Practice. California (EUA): Sage Pub, 2001, 275-288.

LANZMANN, C. Shoah. Documentário. França e Israel: Les Films Aleph, Historia Films, Ministère de la Culture, 1985.

LINELL, P. What is dialogism? Aspects and elements of a dialogical approach to language, communication and cognition. Linköping University: Sweden, 2003.

MAYRING , P. Qualitative content analysis. In FLICK, U; VON KARDORFR, E.; STEINKE, I. (Org.). A companion to qualitative research. NY: Sage, 2004, 266-269.

MIETO, G. S. M.;BARBATO, S.;ROSA, A. Professores em transição: Produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. [Teachers in transition: Production of meanings in initial action in school

inclusion]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.32, n. esp., 1-10 out./dez, 2016. doi: 10.15900102-3772e32ne29.

MOEN, T. Reflections on the Narrative Research Approach. International Journal of Qualitative Methods, v., 5n.4, p. 56-69, 2006.

OVERTON, W.F., MOLENAAR. P.C.M. & LERNER, R. (Org.). Handbook of child psychology and Developmental Science. Vol.1. Hoboken, N.J: Wiley,

RIESSMAN, C. K. What’s different about narrative inquiry? Cases, Categories and Contexts. In SILVERMAN, D. (ed.). Qualitative Research, 3q.ed., 2011, 310-330.

______. Narrative analysis. NY: Sage, 1993

ROMMETVEIT, R. Outlines of a dialogically based social-cognitive approach to human cognition and communication. In WOLD, A. H. (Ed). The dialogical alternative towards a theory of language and mind.

Oslo, Norway: Scandinavian University Press, 1992, 19-44.

ROSA, A. Bartlett´s Psycho-anthropological project. Culture & Psychology, v.2 , n.4, p. 355-378, 1996. doi:

1177/1354067X9600200401.

______; BLANCO, F. Actuations of identification in the games of identity. Social practice/Psychological Theorizing, 2007. Disponível em

https://www.academia.edu/25019903/Actuations_of_identification_in_the_games_of_identity. Acesso em 02 mar. 2019.

ROSE, N. Inventing ourselves. Cambridge: Cambridge

University Press, 1998.

SEGATO, R. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial. e-cadernos CES, v.18, p.106-131, 2012.

SOUZA, F.R. Compensação e emoções de pessoas com deficiência intelectual em posições valorizadas socialmente. Tese de Doutorado. Brasília: Universidade de Brasília 2019, 201p.

VOLOSINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006




DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202039922-36

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008