RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020405110-124Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre os conceitos de Si mesmo e Posicionamento de universitários com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) decorrente de pesquisa realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entrevistas Narrativas (NE) foram realizadas com quatro universitários com NEE sobre possíveis barreiras internas vivenciadas na Educação Superior, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico e com o processo de socialização e de posicionamento. Discutir-se-á como o posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos, enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Pretende-se que esta pesquisa possibilite elementos para análise sobre como os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizem um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.
Palavras-chave: Si mesmo; posicionamento; narrativa; universitários com necessidades educacionais específicas
Downloads
Referências
BRASIL. Portal Governo do Brasil, em 23 de março de 2015. Dados do Censo Escolar indicam aumento de matrícula de alunos com deficiência. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/editoria/educacao-e-ciencia/2015/03/dados-do-censo-escolar-indicam-aumento-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia>. Acesso em: 21 abr. 2015.
BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
______. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1998.
CIANTELLI, Ana Paula C; LEITE, Lúcia Pereira. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista brasileira de educação especial. vol.22. no. 3, Marília/SP. July/Sept. 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300008. Acesso jul. 2018.
DAVIES, Bronwyn; HARRÉ, Rom. Positioning: The Discursive Production of Selves. Journal for the Theory of Social Behaviour 2007; disponível em doi: 10.1111j.1468-5914. 1990.tb00174. x. Acesso em janeiro de 2016.
GERMANO, Idilva Maria Pires. Aplicações e implicações do método biográfico de Fritz Schütze em Psicologia Social. XV Encontro Nacional da ABRAPSO. 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28099. Acesso em nov. 2017.
HARRÉ, Rom; GILLETT, Grant. A mente discursiva: Os Avanços na Ciência Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1999.
OLIVEIRA, Suzi Brum, O Não-Lugar na Universidade: Espaços de Isolamento e sua Influência na Construção da Identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, RJ, 2015. Disponível em <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2011> Acesso em setembro de 2016.
OLIVEIRA; Valéria Marques; SATRIANO, Cecilia Raquel. Narrativa, subjetivação e enunciação: reflexões teórico-metodológicas emancipatória. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.20, n.42, p. 257-282, mai./ago.2014. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4275/3907>. Acesso em agosto de 2016.
REIS, Rosane C. D. Inclusão em Educação: Fronteiras entre e Política Institucional e os Movimentos Instituintes do Atendimento Educacional de Estudantes Público-alvo da Educação Especial na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1539>. Acesso em agosto de 2016.
VAN LANGENHOVE, Luk; HARRÉ, Rom. Posicionamiento y autobiografía: el relato de vida. Revista de Educacion, ano 7, n. 9, p. 77-88. Facultad de Humanidades, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina, 2016. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/381290330/revista-de-educacion>. Acesso em 02 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.