RELAÇÃO SI MESMO E POSICIONAMENTO NA NARRATIVA DE UNIVERSITÁRIOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

Mônica Oliveira Ribeiro, Valéria Marques de Oliveira

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a relação entre os conceitos de Si mesmo e Posicionamento de universitários com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) decorrente de pesquisa realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Entrevistas Narrativas (NE) foram realizadas com quatro universitários com NEE sobre possíveis barreiras internas vivenciadas na Educação Superior, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico e com o processo de socialização e de posicionamento. Discutir-se-á como o posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos, enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Pretende-se que esta pesquisa possibilite elementos para análise sobre como os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizem um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.

Palavras-chave: Si mesmo; posicionamento; narrativa; universitários com necessidades educacionais específicas


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020405110-124

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008