DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Deuzimar Helena de Oliveira Botelho * Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ - Brasil
  • Valéria Marques de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020408156-170

Resumo

Este artigo discute a inclusão do universitário com deficiência intelectual, em especial as pessoas com Síndrome de Down nas instituições de ensino superior (IES). A inclusão é direito fundamental de qualquer pessoa em todos os níveis educacionais. Os avanços na educação e as conquistas de direitos quanto à inclusão, ainda criam muitos desafios e demandam melhor compreensão sobre o processo, não apenas quanto à entrada, mas também a permanência e a promoção da aprendizagem, em especial da pessoa com deficiência intelectual. Realizou-se pesquisa descritiva, qualitativa com análise das narrativas de uma universitária com Síndrome de Down, acerca da aprendizagem e das estratégias pedagógicas vivenciadas na Instituição de Ensino Superior (IES). O objetivo geral do estudo foi examinar a vida acadêmica caracterizada pela inclusão educacional do universitário com Síndrome de Down a partir da percepção de si e do ambiente. Este artigo apresentará um recorte dessa pesquisa, focando o objetivo específico de categorizar fatores positivos e negativos que interferem na vida acadêmica a partir de narrativa do universitário. Os dados foram coletados juntos à uma universitária com Síndrome de Down através da sua narrativa, com apoio de objetos para o enriquecimento do relato e o registro de campo da pesquisadora.

Palavras chave: Inclusão no Ensino Superior. Deficiência Intelectual. Síndrome de Down. Narrativa.

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Publicado

2020-01-07

Como Citar

Botelho, D. H. de O., & Oliveira, V. M. de. (2020). DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Valore, 5, 156–170. https://doi.org/10.22408/reva502020408156-170