DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: NARRATIVAS DE UMA UNIVERSITÁRIA COM SÍNDROME DE DOWN

Deuzimar Helena de Oliveira Botelho, Valéria Marques de Oliveira

Resumo


Este artigo discute a inclusão do universitário com deficiência intelectual, em especial as pessoas com Síndrome de Down nas instituições de ensino superior (IES). A inclusão é direito fundamental de qualquer pessoa em todos os níveis educacionais. Os avanços na educação e as conquistas de direitos quanto à inclusão, ainda criam muitos desafios e demandam melhor compreensão sobre o processo, não apenas quanto à entrada, mas também a permanência e a promoção da aprendizagem, em especial da pessoa com deficiência intelectual. Realizou-se pesquisa descritiva, qualitativa com análise das narrativas de uma universitária com Síndrome de Down, acerca da aprendizagem e das estratégias pedagógicas vivenciadas na Instituição de Ensino Superior (IES). O objetivo geral do estudo foi examinar a vida acadêmica caracterizada pela inclusão educacional do universitário com Síndrome de Down a partir da percepção de si e do ambiente. Este artigo apresentará um recorte dessa pesquisa, focando o objetivo específico de categorizar fatores positivos e negativos que interferem na vida acadêmica a partir de narrativa do universitário. Os dados foram coletados juntos à uma universitária com Síndrome de Down através da sua narrativa, com apoio de objetos para o enriquecimento do relato e o registro de campo da pesquisadora.

Palavras chave: Inclusão no Ensino Superior. Deficiência Intelectual. Síndrome de Down. Narrativa.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020408156-170

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008