A APLICAÇÃO DO TRADE MARKETING EM PEQUENAS INDÚSTRIAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020474e-5046Resumo
Este artigo aborda a necessidade de um realinhamento das relações entre os membros do canal de distribuição no sentido de uma maior cooperação no alcance de objetivos fez surgir o Trade Marketing. A implementação dos seus conceitos aufere à empresa apoio e orientação ao marketing e às vendas, proporcionando melhores resultados para a organização e um relacionamento mais sólido e duradouro com o varejista, e por isso o Trade Marketing foi implantado em grandes multinacionais. Nesse contexto, o estudo buscou analisar a aplicação do Trade Marketing na pequena indústria e os seus efeitos na relação com o varejista por meio do estudo do caso SuaviPan, no qual a análise se deu em função das seis variáveis do Trade Marketing Mix. Percebeu-se que mesmo sem possuir um departamento formalizado ou até mesmo conhecer a fundo o conceito de Trade Marketing, a pequena indústria aplica suas estratégias, do seu modo e dentro de suas possibilidades, reforçando a essência de Trade Marketing de operar para adequar a estratégia, a estrutura e a operação da companhia à dinâmica dos canais de distribuição, o que resulta em um atendimento melhor e mais rentável, aos consumidoresDownloads
Referências
ALMEIDA, V. M. C.; PENNA, L. S.; DA SILVA, G. F.; FREITAS, F. Trade
Marketing no setor de lojas de conveniência. Revista de Administração de Empresas, v.52, n.6, p. 643-656, 2012.
ALVAREZ, F. J. S. M. A Aplicação dos Conceitos de Trade Marketing nas Empresas de Produtos Alimentícios: um estudo exploratório. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
_____. Trade Marketing: a conquista do consumidor no ponto-de-venda. São Paulo: Saraiva, 2008.
_____; TOLEDO, L. A.; CAIGAWA, S. M.; JORDÃO, T. R. Trade Marketing: um estudo exploratório junto a empresas de produtos alimentícios. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2004. Disponível em:<http://www.convibra.org/2004/pdf/62.pdf> .
AMUI, A. M. Do outro lado do balcão. Revista da ESPM. São Paulo, v. 1, n. 1, p.
-166, 2012.
ARAÚJO, C. A.; D’ANDREA, R. Origem e Evolução de Trade Marketing. In: CONSOLI, M. A. e D’ANDREA, R. (Org.). Trade Marketing: estratégias de distribuição e execução de vendas. São Paulo: Atlas, 2010.
ARBACHE, F. S.; SANTOS, A. G.; MOREIRA, C. M.; SALLES, W. F. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
BARROS, T. F.; CAMPOMAR, M. C. O Trade Marketing e suas Atividades: Estudo de Casos no Setor Farmacêutico. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 7, n. 3, p. 297-313, 2018.
BENOUN, M.; HÉLIÈS-HASSID, M. Category Manegement.MytestRéalités .Revue Française Du Marketing, Paris, v. 3/5, n. 198, p. 73-86, 2004.
CHAKER, N. N.; ZABLAH, A. R.; NOBLE, C. H. More than one way to persist: Unpacking the nature of salesperson persistence to understand its effects on performance. Industrial Marketing Management, 71, 171–188, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.