A APLICAÇÃO DO TRADE MARKETING EM PEQUENAS INDÚSTRIAS

Autores

  • Elaine Ribeiro Oliveira UFPB https://orcid.org/0000-0003-3556-4239
  • Elaine Pinheiro Palmeira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP
  • Francisco Mendizabal Alvarez Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva502020474e-5046

Resumo

Este artigo aborda a necessidade de um realinhamento das relações entre os membros do canal de distribuição no sentido de uma maior cooperação no alcance de objetivos fez surgir o Trade Marketing. A implementação dos seus conceitos aufere à empresa apoio e orientação ao marketing e às vendas, proporcionando melhores resultados para a organização e um relacionamento mais sólido e duradouro com o varejista, e por isso o Trade Marketing foi implantado em grandes multinacionais. Nesse contexto, o estudo buscou analisar a aplicação do Trade Marketing na pequena indústria e os seus efeitos na relação com o varejista por meio do estudo do caso SuaviPan, no qual a análise se deu em função das seis variáveis do Trade Marketing Mix. Percebeu-se que mesmo sem possuir um departamento formalizado ou até mesmo conhecer a fundo o conceito de Trade Marketing, a pequena indústria aplica suas estratégias, do seu modo e dentro de suas possibilidades, reforçando a essência de Trade Marketing de operar para adequar a estratégia, a estrutura e a operação da companhia à dinâmica dos canais de distribuição, o que resulta em um atendimento melhor e mais rentável, aos consumidores

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Biografia do Autor

Elaine Ribeiro Oliveira, UFPB

Pós-Doutorado em Administração na UFPB (2018-2019), Doutora em administração pela PUC/SP (2017) e Mestre em Administração pela PUC/SP (2011). Mestre em administração - gestão em negócios pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (2001). Especialização em Gerência Financeira- UNINCOR (1995), Graduação em ciências Contábeis pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (1994), Graduação em administração pela UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE (1991) . Atualmente é docente convidada para pós- lato sensu do Centro Universitário de Rio Preto. Tem experiência como docente na área da Administração e coordenação também. Foi editora gerente da Revista Administração em Diálogo (RAD) PUC/SP (2013/2016). Avaliadora do INEP/MEC e do CEE/MG. Interesse em pesquisas nas áreas : Comportamento do consumidor; Brand , Cultura do Consumo e Bem-Estar.

Elaine Pinheiro Palmeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP

Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Mestrado em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015).

Francisco Mendizabal Alvarez, Universidade de São Paulo- USP

Doutor e Mestre em Administração pela FEA (Faculdade de Administração e Economia) da USP em São Paulo, graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André . Atualmente é professor doutor na Universidade de São Paulo na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) vinculado ao curso de Marketing e aos cursos de Mestrado do programa Textil e Moda e do programa de Sistemas Complexos e nos cursos MBA da Faculdade FIA de Administração e Negócios e do PECEGE - USP ESALQ. Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo na EACH-USP. As áreas de especialização estão ligadas a Trade Marketing, Gestão de Vendas, Gestão de Key Account Management e Gestão de Varejo. Tem 2 livros publicados na área de Gestão de Vendas e 1 livro na área de Trade Marketing. É curador da missão empresarial da Associação Comercial de São Paulo para o congresso anual de varejo em Nova York (NRF) Preside a Trade Marketing Assessoria Ltda especializada em consultoria e treinamento nas áreas de pesquisa. Tem experiência como executivo de Varejo, Franquias e Marketing Internacional. 

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Publicado

2021-01-07

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)