O ADOLESCENTE PARA ALÉM DO ATO INFRACIONAL

Mônica Candida Lugão Moraes, Rafaela de Barros Souza, Elizabeth Santos de Matos

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar o adolescente em conflito com a lei para além dos atos cometidos, bem como abordar brevemente como os adolescentes em conflitos com a lei são vistos pela justiça e pela sociedade. Para realizar a pesquisa, priorizamos a metodologia qualitativa e exploratória, realizando a busca em literaturas existentes que abordassem as seguintes temáticas: as vivências do indivíduo na fase da adolescência; os direitos garantidos aos adolescentes; o ato infracional e as medidas socioeducativas aplicadas a eles; e a atuação do psicólogo no trabalho com o adolescente infrator. No decorrer do trabalho, foi possível identificar alguns fatores que levam os adolescentes a cometerem atos infracionais, e como a sociedade cria o estigma que generaliza e coloca que o papel de infrator cabe somente ao adolescente negro, pobre e de periferia. Neste contexto do atendimento ao adolescente em cumprimento de medida socieducativa, a atuação do psicólogo deve se pautar no acolhimento e na humanização do cuidado a esses adolescentes, sem o intuito de puni-los e discriminá-los por os seus atos. Esperamos trazer contribuições para colocar em pauta a necessidade de ampliação do debate sobre o tema, visando melhor acolhimento às demandas apresentadas pelo adolescente em conflito com a lei, sem produzir mais estigmas e discriminação quanto a eles.


Texto completo:

PDF

Referências


ARANTES, ESTHER MARIA DE MAGALHAES. Pensando a psicologia aplicada a justiça. In: BRANDAO.

CONANDA. Sistema nacional de atendimento socioeducativo. São Paulo, 2006.

ASSIS, S. G.; CONSTANTINO, P. Perspectivas de prevenção da infração juvenil masculina. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1,jan./mar. 2005.

BANDEIRA, Marcos Antonio Santos. Atos Infracionais e Medidas Socioeducativas: Uma leitura dogmática critica e constitucional. 1ª ed.- Ilheus: Editus, 2006;

CARNEIRO, H.F. Que narciso é esse? : mal-estar e resto. Livro eletrônico, 2007.

COSTA, A. C. G. O cenário da privação de liberdade no Brasil: sem prazer e sem afeto. Revista ANDI, Brasília, p. 9 - 14, 2002.

Cruz – Neto, O; & Moreira, M. R. (1998). Trabalho juvenil: Motivações Aspectos legais e repercussão social. Cadernos de Saude Publica. 14(2), 437 – 441.

GOFFMAN, E. Estigma – Notas Sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. 4ª

ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

KODATO, S.; SILVA, A. P. S. Homicídios de adolescentes: refletindo sobre alguns fatores associados. São Paulo. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p.507-515, 2000.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Adolescente e o Ato infracional – medida sócio-educativa é pena? São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003

QUEIROZ, Bruno Caldeira Marinho de. Evolução Histórico-Normativa da Proteção e Responsabilização Penal Juvenil no Brasil. Disponível em: 2008.

ROCHA, Giovana Veloso Munhoz da. Psicoterapia com infratores de alto-risco: trabalhando a mentira, a vergonha e a culpa. In: ROVINSKI, Sonia Liane

SARAIVA, João Batista Costa Saraiva. Compêndio de Direto Penal Juvenil Adolescente e Ato Infracional. 4. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

VERONESE, J., QUANDT, G., OLIVEIRA, L. O ato infracional e a aplicação das medidas sócio-educativas: algumas considerações pedagógicas. In: VERONESE, J., SOUZA, M., MIOTO, R. (org). Infância e adolescência, o conflito com a lei: algumas discussões. Florianópolis: Fundação Boiteux,




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018482178-193

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008