A FORÇA DE CRIAÇÃO DA PALAVRA COMO ELO ENTRE CLARICE LISPECTOR E AS LITERATURAS AFRICANAS

Rhanica Evelise Toledo Coutinho, Gabriela de Castro Maciel de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa se dispõe a estudar a aproximação que a perspectiva da força de criação da palavra, objeto desse estudo, permite entre a literatura de Clarice Lispector e o pensamento de filósofos africanos que estudaram a literatura deste continente.  Sendo assim, busca-se, com este trabalho, esclarecer, apesar das disparidades do seu contexto de produção ou forma (caráter oral ou escrito), de que maneira essas literaturas se aproximam. Tal aproximação foi feita seguindo uma lógica de comparação que respeita as semelhanças e distanciamentos entre os dois contextos, de produção e cultural, e textos literários, utilizando-se, para isso, trechos da obra de Clarice Lispector, de filósofos africanos e críticos literários, ao que comprovou-se que ambas literaturas partilham a concepção cultural da força de criação da palavra, a qual também encontra correspondência nos  mitos de criação em que cada produção está inserida, ainda que tratem-se de religiões e conjunturas distintas; dessa forma, verificou-se que tanto Clarice quanto escritores africanos encontraram no poder de criação da palavra a possibilidade de manterem-se vivos e efetivar sua expressão enquanto ser humano, já que ambos reconhecem que a linguagem não é mero instrumento de comunicação, mas conforme o ilustrado em suas origens culturais e ao longo dos movimentos de resistência empregados nos dois casos, uma extensão do homem e a força que gerou tudo o que existe. Portanto, no que diz respeito, no caso da literatura africana, à luta pelo não desaparecimento de sua cultura original, outrora massacrada pela colonização europeia; e em Clarice Lispector, à compreensão de si mesma e da essência universal humana, a palavra e sua força de criação foi o que permitiu uma exteriorização bem sucedida de suas próprias forças e capacidade de recriarem-se. 


Texto completo:

PDF

Referências


BÂ, Amadou Hampâté. Uma força vital. O correio da Unesco, Paris, ano 21, n. 11, nov. 1993.

BÍBLIA SAGRADA. Hino da criação do universo. Tradução da CNBB. 9ª edição. São Paulo: Editora Canção Nova, 2009. 1563 p. Velho Testamento e Novo Testamento.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 2ª Edição. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.

COUTINHO, Rhanica Evelise Toledo; ESCOLA, Joaquim José Jacinto. As diferentes ciências e um instrumento de construção epistemológica. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 185 - 196, set. de 2017.

MELONI, Otávio Henrique. Aula 1. Introdução à narrativa dos países africanos de língua portuguesa. In: MELONI, Otávio Henrique; FRANCO, Roberta Guimarães. Literaturas africanas II: volume único. Fundação Cecierj: Rio de Janeiro, 2015.

LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo. Edição eletrônica. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

_________. Perto do Coração Selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MOSER, Benjamin. Clarice. 1ª Edição eletrônica. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.

RUI, Manuel. Eu e o outro: o invasor ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto. In: MEDINA, Cremilda de Araújo. Sonha Mamana África. São Paulo: Epopeia; Secretaria de Estado de Cultura, 1987.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018494165-177

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008