O ABSENTEÍSMO EM UMA EMPRESA DE CALL CENTER: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES GERADORES

Rodrigo Bedendo de Resende, Victor Cláudio Paradela, Débora Vargas Ferreira Costa

Resumo


A pesquisa, cujos resultados estão aqui apresentados, foi desenvolvida em uma empresa de call center, tendo foco nos fatores que causam o absenteísmo dos funcionários. Em linhas gerais, buscou-se compreender o absenteísmo, definido aqui como as ausências não previstas pela organização, explorando sua relação com as especificidades dos call centers. Acredita-se ser o absenteísmo antecedido por variáveis as quais se busca elucidar, objetivando desse modo tornar clara a relação que há entre as causas e o fenômeno em si. Almeja-se ainda que os resultados encontrados por meio da aplicação da pesquisa sejam tais que permitam inferir sobre os latentes problemas encontrados nessas organizações, buscando ensejar pesquisas que ampliem essa abordagem. Procurou-se estudar para além das ausências, destacando temas como sofrimento, adoecimento, rotatividade, perfil do trabalhador desse ramo e motivação, pois o absenteísmo é apenas umas das práticas laborais que desviam de um comportamento ideal no ambiente corporativo. Foram aplicados questionários em um grupo de funcionários, sendo levantados quais os principais motivos para se ausentar de suas atividades, analisando ainda, de forma apartada, os trabalhadores que faltam de forma recorrente. As principais constatações encontradas revelam que o tempo na empresa é um grande fator de desgaste, indicando como principais fatores o estresse ou ansiedade, a desmotivação e o cansaço. Foi constatada, além de outros problemas, uma elevada frequência em relatos que reivindicam maior valorização e reconhecimento do profissional, não verificado na amostra geral.

Palavras chave: Gestão de Pessoas. Absenteísmo. Call center


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva502020502112-129

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008