O pensar de docentes que atuam no curso de ciências biológicas a respeito do que é história da ciência e do usa da mesma em sua práxis

Autores

  • Maíra Luana Santos Souza rograma de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM Grupo de Pesquisa CIENCIAR - Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais
  • Dulcineia Ester Pagani Gianotto Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva12201755124-140

Resumo

A abordagem da História da Ciência no ensino é essencial para uma formação científica mais realista, humana e contextualizada, ou seja, não deformada. No entanto, para alcançar-se essa formação é imperativo conhecer o que os educadores pensam sobre a História da Ciência no nível superior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar a noção sobre História da Ciência e seu uso por parte dos docentes envolvidos no processo de formação inicial do curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Maringá. Os dados são oriundos da aplicação de um questionário, realizado no ano de 2013, com os docentes efetivos do curso e que contemplam sete departamentos. O perfil dos participantes foi traçado e analisaram-se três questões abertas com base na Análise de Conteúdo Temático Categorial. Os resultados nos alertaram sobre as ideias deformadas e ingênuas a respeito do que é História da Ciência e seu uso na formação.

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Biografia do Autor

Maíra Luana Santos Souza, rograma de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM Grupo de Pesquisa CIENCIAR - Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas
Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática

Dulcineia Ester Pagani Gianotto, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Ciências – DCI

Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM

Universidade Estadual de Maringá – UEM

Grupo de Pesquisa CIENCIAR  - Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

Souza, M. L. S., Gianotto, D. E. P., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2017). O pensar de docentes que atuam no curso de ciências biológicas a respeito do que é história da ciência e do usa da mesma em sua práxis. Revista Valore, 2(1), 124–140. https://doi.org/10.22408/reva12201755124-140

Edição

Seção

Artigo Original