O pensar de docentes que atuam no curso de ciências biológicas a respeito do que é história da ciência e do usa da mesma em sua práxis
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. (2004). Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70.
BATISTA, I.L. (2007). Reconstruções Histórico-Filosóficas e a pesquisa em Educação Científica e Matemática. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 257-272.
BELTRAN, M.H.R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S.P. (Org.). (2010). História da Ciência: tópicos atuais. São Paulo: Livraria da Física.
BIZZO, N.M.V. (1992). História da ciência e ensino: onde terminam os paralelos possíveis? Em Aberto, 11, 55, 29-35.
CACHAPUZ, A. et al. (2004). Da educação em ciências às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, 10, 3, 363-381.
CARNEIRO, M.H. da S. e GASTAL, M.L. (2005). História e filosofia das ciências do ensino de biologia. Ciência & Educação, 11, 1, 33-39.
CASTRO, R.S. (1992). História da Ciência: investigando como usá-la num curso de segundo grau. Cad. Cat. Ens. Fís., 9, 3, 225-237.
FERREIRA, A.M.P. e FERREIRA, M.E. de M.P. (2010). A História da Ciência na formação de professores. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 2, 1-13.
FERREIRA, J.M.H. e MARTINS, A.F.P. (2009). Disciplina de História e Filosofia da Ciência - Material Didático - Ensino a Distância - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GIL, A.C. (2012). Questionário. In: Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 121-135.
MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E.M. (2010). Técnicas de Pesquisa. In: ______ Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010, 157-197.
MARTINS, A.F.P. (2007). História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24, 1, 112-131.
MARTINS, L. Al-Chueyr P. (2005). História da ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, 11, 2, 305-317.
MARTINS, R. de A. (1993). Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: MARTINS, Â.M. (ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da educação, 73-78.
MARTINS, R. de A. (2006). Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C.C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, XVII-XXX.
MATTHEWS, M.R. (1995). História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., 12, 3, 164-214.
MORAES, R. e GALIAZZI, M. do C. (2013). Análise textual: discursiva. Ijuí, RS: UNIJUÍ.
MOREIRA, H. e CALEFFE, L.G. (2008). Elaborações e uso de questionários. In: ______ Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 95-133.
OLIVEIRA, R.A. de e SILVA, A.P.B. da. A história da Ciência no ensino: diferentes enfoques e suas implicações na compreensão da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: UNICAMP, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2013.
OLIVEIRA, R.A. e SILVA, A.P.B. História da Ciência e ensino de Física: uma análise meta-histórica. In: PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012, p. 41-64.
PEREIRA, A.I.; AMADOR, F. A história da Ciência em manuais escolares de Ciências da Natureza. REEC, v.6, n.1, 2007, p.191-216.
PEREIRA, C.L.N. e SILVA, R.R. da. (2009) A história da ciência e o ensino de ciências. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais (GIS), Mar/Edição Especial. Disponível em: < http://www.ltds.ufrj.br/gis/a_historia.htm>. Acesso em: 07 nov. 2013
PESSOA JUNIOR., O. (1996). Quando a abordagem histórica deve ser usada no Ensino de Ciências? Ciência & Ensino, 1, 4-6.
SAITO, F. (2010). História da Ciência e Ensino: em busca de diálogo entre historiadores e educadores. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 1, 1-6.
SANTOS, F.M. dos. (2012). Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, 6, 1 (Resenhas).
TAVARES, L.H.W. (2010). Os tipos de abordagem histórica no ensino: algumas possibilidades encontradas na literatura. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 2, 14-24.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Conselho Interdepartamental. Centro de Ciências Biológicas. Resolução no 044, de 2010, Maringá, PR, fl. 1-25, out. 2010.
DOI: https://doi.org/10.22408/reva12201755124-140
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.