O pensar de docentes que atuam no curso de ciências biológicas a respeito do que é história da ciência e do usa da mesma em sua práxis

Authors

  • Maíra Luana Santos Souza rograma de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM Grupo de Pesquisa CIENCIAR - Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais
  • Dulcineia Ester Pagani Gianotto Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva12201755124-140

Abstract

A abordagem da História da Ciência no ensino é essencial para uma formação científica mais realista, humana e contextualizada, ou seja, não deformada. No entanto, para alcançar-se essa formação é imperativo conhecer o que os educadores pensam sobre a História da Ciência no nível superior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar a noção sobre História da Ciência e seu uso por parte dos docentes envolvidos no processo de formação inicial do curso de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Maringá. Os dados são oriundos da aplicação de um questionário, realizado no ano de 2013, com os docentes efetivos do curso e que contemplam sete departamentos. O perfil dos participantes foi traçado e analisaram-se três questões abertas com base na Análise de Conteúdo Temático Categorial. Os resultados nos alertaram sobre as ideias deformadas e ingênuas a respeito do que é História da Ciência e seu uso na formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maíra Luana Santos Souza, rograma de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM Grupo de Pesquisa CIENCIAR - Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas
Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática

Dulcineia Ester Pagani Gianotto, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM Universidade Estadual de Maringá – UEM

Professora do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Ciências – DCI

Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM

Universidade Estadual de Maringá – UEM

Grupo de Pesquisa CIENCIAR  - Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais

References

BARDIN, L. (2004). Análise de Conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70.

BATISTA, I.L. (2007). Reconstruções Histórico-Filosóficas e a pesquisa em Educação Científica e Matemática. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 257-272.

BELTRAN, M.H.R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S.P. (Org.). (2010). História da Ciência: tópicos atuais. São Paulo: Livraria da Física.

BIZZO, N.M.V. (1992). História da ciência e ensino: onde terminam os paralelos possíveis? Em Aberto, 11, 55, 29-35.

CACHAPUZ, A. et al. (2004). Da educação em ciências às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, 10, 3, 363-381.

CARNEIRO, M.H. da S. e GASTAL, M.L. (2005). História e filosofia das ciências do ensino de biologia. Ciência & Educação, 11, 1, 33-39.

CASTRO, R.S. (1992). História da Ciência: investigando como usá-la num curso de segundo grau. Cad. Cat. Ens. Fís., 9, 3, 225-237.

FERREIRA, A.M.P. e FERREIRA, M.E. de M.P. (2010). A História da Ciência na formação de professores. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 2, 1-13.

FERREIRA, J.M.H. e MARTINS, A.F.P. (2009). Disciplina de História e Filosofia da Ciência - Material Didático - Ensino a Distância - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GIL, A.C. (2012). Questionário. In: Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 121-135.

MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E.M. (2010). Técnicas de Pesquisa. In: ______ Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010, 157-197.

MARTINS, A.F.P. (2007). História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24, 1, 112-131.

MARTINS, L. Al-Chueyr P. (2005). História da ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, 11, 2, 305-317.

MARTINS, R. de A. (1993). Abordagens, métodos e historiografia da história da ciência. In: MARTINS, Â.M. (ed.). O tempo e o cotidiano na história. São Paulo: Fundação para o desenvolvimento da educação, 73-78.

MARTINS, R. de A. (2006). Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C.C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, XVII-XXX.

MATTHEWS, M.R. (1995). História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., 12, 3, 164-214.

MORAES, R. e GALIAZZI, M. do C. (2013). Análise textual: discursiva. Ijuí, RS: UNIJUÍ.

MOREIRA, H. e CALEFFE, L.G. (2008). Elaborações e uso de questionários. In: ______ Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 95-133.

OLIVEIRA, R.A. de e SILVA, A.P.B. da. A história da Ciência no ensino: diferentes enfoques e suas implicações na compreensão da ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: UNICAMP, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0227-1.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013.

OLIVEIRA, R.A. e SILVA, A.P.B. História da Ciência e ensino de Física: uma análise meta-histórica. In: PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012, p. 41-64.

PEREIRA, A.I.; AMADOR, F. A história da Ciência em manuais escolares de Ciências da Natureza. REEC, v.6, n.1, 2007, p.191-216.

PEREIRA, C.L.N. e SILVA, R.R. da. (2009) A história da ciência e o ensino de ciências. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais (GIS), Mar/Edição Especial. Disponível em: < http://www.ltds.ufrj.br/gis/a_historia.htm>. Acesso em: 07 nov. 2013

PESSOA JUNIOR., O. (1996). Quando a abordagem histórica deve ser usada no Ensino de Ciências? Ciência & Ensino, 1, 4-6.

SAITO, F. (2010). História da Ciência e Ensino: em busca de diálogo entre historiadores e educadores. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 1, 1-6.

SANTOS, F.M. dos. (2012). Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, 6, 1 (Resenhas).

TAVARES, L.H.W. (2010). Os tipos de abordagem histórica no ensino: algumas possibilidades encontradas na literatura. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, 2, 14-24.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Conselho Interdepartamental. Centro de Ciências Biológicas. Resolução no 044, de 2010, Maringá, PR, fl. 1-25, out. 2010.

Published

2017-08-02

How to Cite

Souza, M. L. S., Gianotto, D. E. P., & Magalhães Júnior, C. A. de O. (2017). O pensar de docentes que atuam no curso de ciências biológicas a respeito do que é história da ciência e do usa da mesma em sua práxis. Revista Valore, 2(1), 124–140. https://doi.org/10.22408/reva12201755124-140

Issue

Section

Artigo Original