ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

SIDNEY LOPES SANCHEZ JÚNIOR, PATRÍCIA FERREIRA CONCATO DE SOUZA, SILVIA FERNANDA DE SOUZA LORDANI Lordani, Márcia Inês Schabarum Mikuska

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um plano de aula ministrada na disciplina de Metodologia da Alfabetização de um curso de Pedagogia de uma instituição particular, situada no Norte do Paraná. Em um primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico sobre documentos que respaldam a atual situação do Ensino em nosso país, detalhando as diferenças de ensino a Distância (EaD) e ensino Remoto Emergencial (ERE). Em um segundo momento descrevemos um plano de aula que foi adaptado para atender a demanda educacional deste momento, o qual é possível principalmente pela presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). As aulas desta instituição de Ensino Superior ocorrem em plataformas digitais, o tema abordado neste plano de aula foi alfabetização e letramento, que possui grande relevância no Curso de Pedagogia. O professor utilizou de metodologia alternativa, onde os estudantes utilizaram um software que gerava nuvem de palavras sobre o tema e também desenvolveram um roteiro com entrevista a um professor alfabetizador. Essa atividade motivou os alunos a ter atuação ativa no processo de conhecimento.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva602021587%25p

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008