ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

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DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021587%25p

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um plano de aula ministrada na disciplina de Metodologia da Alfabetização de um curso de Pedagogia de uma instituição particular, situada no Norte do Paraná. Em um primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico sobre documentos que respaldam a atual situação do Ensino em nosso país, detalhando as diferenças de ensino a Distância (EaD) e ensino Remoto Emergencial (ERE). Em um segundo momento descrevemos um plano de aula que foi adaptado para atender a demanda educacional deste momento, o qual é possível principalmente pela presença das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). As aulas desta instituição de Ensino Superior ocorrem em plataformas digitais, o tema abordado neste plano de aula foi alfabetização e letramento, que possui grande relevância no Curso de Pedagogia. O professor utilizou de metodologia alternativa, onde os estudantes utilizaram um software que gerava nuvem de palavras sobre o tema e também desenvolveram um roteiro com entrevista a um professor alfabetizador. Essa atividade motivou os alunos a ter atuação ativa no processo de conhecimento.

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Biografie autore

SIDNEY LOPES SANCHEZ JÚNIOR, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Pedagogo na Universidade Federal do Paraná
Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

PATRÍCIA FERREIRA CONCATO DE SOUZA, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio - PR

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010). Trabalhou na Escola "Rui Barbosa" de 2006 a 2010. Especialista em Neuropsicopedagogia, Universidade Norte do Paraná, Especialista em Educação Infantil. Atualmente é estatutário da Prefeitura do Município de Cornélio Procópio, Atuou como Coordenadora Pedagógica no período 2013 e 2014 no Centro Municipal de Educação Infantil "Mário Eduardo Lotti". Tem experiência na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil. Mestre em Ensino da UENP CCP / PPGEN. Pesquisadora na área da Tecnologia para o desenvolvimento da Cognição Numérica.

SILVIA FERNANDA DE SOUZA LORDANI Lordani, Prefeitura Municipal de Santa Amélia PR

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UENP). Possui Licenciatura em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012). É acadêmica do quarto ano do curso de licenciatura em Educação Física (UNICENTRO/UAB). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC/UENP). Atuou como professora na Educação Básica pela SEED / PR, atuou como Secretária Municipal de Educação no município de Santa Amélia PR nos anos de 2012 a 2016. É professora efetiva do quadro próprio do magistério no município de Santa Amélia PR. Atualmente é coordenadora educacional na Secretaria Municipal de Educação de Santa Amélia.

Márcia Inês Schabarum Mikuska, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia, linha de formação em Programação Matemática, com pesquisa em otimização de grade horária escolar, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2015). Especialista em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cecília (2012). Graduação em Licenciatura em Matemática pela UFPR (2011). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UniJales (2017). Desde 2016 é membro da comissão científica do EREMATSUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. Atualmente é técnica administrativa da UFPR, lotada na Secretaria Acadêmica dos Cursos, no Campus Avançado em Jandaia do Sul. É vice coordenadora do curso Alcance, que oferta gratuitamente aulas de matemática, para preparação de concursos e vestibulares. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática nas séries iniciais. Área de Interesse: Formação de professores para o ensino de Geometria e Matemática, ensino de Geometria nas séries iniciais, o uso de tecnologias digitais para o ensino de Geometria e otimização de grades horárias escolares.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2021-07-26

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)