ÍNDICE DE INOVAÇÃO E DE APRENDIZAGEM EM EMPREENDEDORES DO CHOCOLATE DO SUL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva902024617e-9007Resumo
O Sul da Bahia acompanha um cenário de mudanças no ambiente empresarial, nas questões sociais e econômicas advindas da crise de produção agrícola do cacau, que ressignificaram o processo produtivo da economia regional, considerando o produto principal cacau. Sob este entendimento, objetivou-se mensurar um índice inovativo e de aprendizagem da agroindústria do chocolate no Sul da Bahia. A pesquisa foi realizada a partir de análises estatísticas descritivas e da mensuração do índice de inovação e de aprendizagem (IIA), com coleta de dados balizada em entrevista semiestruturada com empreendedores. Em relação aos índices de inovação analisados, verificou-se que esses empresários buscaram inovar nesse ramo de atuação, no entanto, apurando-se médias consideradas inferiores, de maneira geral, em função de fatores diversos. Salienta-se que esses empresários necessitam de maiores incentivos dos governos para iniciar uma alavancagem de resultados, interligando fatores como crédito, estímulo à aprendizagem de gestão, incentivo à produção, dentre outros contributos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.