ÍNDICE DE INOVAÇÃO E DE APRENDIZAGEM EM EMPREENDEDORES DO CHOCOLATE DO SUL DA BAHIA

Cheila Tatiana de Almeida Santos, Aniram Lins Cavalcante, Naisy Silva Soares

Resumo


O Sul da Bahia acompanha um cenário de mudanças no ambiente empresarial, nas questões sociais e econômicas advindas da crise de produção agrícola do cacau, que ressignificaram o processo produtivo da economia regional, considerando o produto principal cacau. Sob este entendimento, objetivou-se mensurar um índice inovativo e de aprendizagem da agroindústria do chocolate no Sul da Bahia. A pesquisa foi realizada a partir de análises estatísticas descritivas e da mensuração do índice de inovação e de aprendizagem (IIA), com coleta de dados balizada em entrevista semiestruturada com empreendedores. Em relação aos índices de inovação analisados, verificou-se que esses empresários buscaram inovar nesse ramo de atuação, no entanto, apurando-se médias consideradas inferiores, de maneira geral, em função de fatores diversos. Salienta-se que esses empresários necessitam de maiores incentivos dos governos para iniciar uma alavancagem de resultados, interligando fatores como crédito, estímulo à aprendizagem de gestão, incentivo à produção, dentre outros contributos.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva902024617e-9007

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008