ÍNDICE DE INOVAÇÃO E DE APRENDIZAGEM EM EMPREENDEDORES DO CHOCOLATE DO SUL DA BAHIA

Authors

  • Cheila Tatiana de Almeida Santos Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Aniram Lins Cavalcante Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Naisy Silva Soares naisysilva@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva902024617e-9007

Abstract

O Sul da Bahia acompanha um cenário de mudanças no ambiente empresarial, nas questões sociais e econômicas advindas da crise de produção agrícola do cacau, que ressignificaram o processo produtivo da economia regional, considerando o produto principal cacau. Sob este entendimento, objetivou-se mensurar um índice inovativo e de aprendizagem da agroindústria do chocolate no Sul da Bahia. A pesquisa foi realizada a partir de análises estatísticas descritivas e da mensuração do índice de inovação e de aprendizagem (IIA), com coleta de dados balizada em entrevista semiestruturada com empreendedores. Em relação aos índices de inovação analisados, verificou-se que esses empresários buscaram inovar nesse ramo de atuação, no entanto, apurando-se médias consideradas inferiores, de maneira geral, em função de fatores diversos. Salienta-se que esses empresários necessitam de maiores incentivos dos governos para iniciar uma alavancagem de resultados, interligando fatores como crédito, estímulo à aprendizagem de gestão, incentivo à produção, dentre outros contributos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aniram Lins Cavalcante, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Pós-Doutorado em Economia Regional e Politicas Públicas. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UESC. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Ba (2006) e Mestrado em Desenvolvi mento Regional e Meio Ambiente - PRODEMA - UESC (2011). Professora das disciplinas: Gestão de Projetos; Economia; Metodologia, Economia e Mercado, dos cursos de Administração, Logística e Recursos Humanos da Faculdade Madre Thais em Ilhéus - Bahia ate março de 2016. Experiência na área de Economia, Microeconomia, Viabilidade Econômica e Meio Ambiente, com ênfase em Desenvolvimento Regional e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, sustentabilidade, comunidades extrativistas, unidades de conservação, mercado agrícola, agricultura familiar, comercialização agrícola e empreendimentos econômicos solidários na reserva extrativista de Canavieiras e coordenadora da "Rede de Mulheres pescadoras e marisqueiras do Sul da Bahia" - patrocinado pela Unifem - ONU Mulheres. Coordenadora do projeto Fortalecimento da Rede de Mulheres do Território Litoral Sul da Bahia, financiado pela Secretaria de Politicas para Mulheres do Estado da Bahia - SPM/BA. Delegada de Políticas Públicas para Mulheres Regional, Estadual e Nacional até 2014, Procuradora Institucional da FMT de 2013 a 2016 e integrante do Grupo Nacional Assessor ONU Mulheres no Brasil.

Naisy Silva Soares, naisysilva@yahoo.com.br

É doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente na área de economia florestal com ênfase em mercados e competitividade. Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e coordenadora do projeto de extensão "Centro de Inteligência do Cacau". Foi editora da Revista Reflexões Econômicas. Foi coordenadora do programa de pós-graduação em Economia Regional e Políticas Públicas do departamento de ciências econômicas da UESC, de agosto de 2018 a junho de 2020. É líder do grupo de pesquisa do CNPq "Mercados de Produtos Florestais"

Published

2024-03-28

Issue

Section

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)