A EDUCAÇÃO STEAM NO CONTEXTO DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL

Rodrigo Da Silva Carvalho, Shalimar Calegari Zanatta, Marcia Regina Royer, Alexandre Paulo Loro

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo ou UEPS, desenvolvida dentro dos pilares teóricos da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausbuel ou TAS e da Educação STEAM.  A Educação STEAM, acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, atualmente utilizada em diversos países, objetiva promover o conhecimento e a criatividade para a solução de problemas. No Brasil, os excassos relatos de trabalhos desenvolvidos dentro da Educação STEAM mostram uma tendência que vai de encontro ao uso de metodologias ativas, seguindo as interpretações hegemônicas de metodologias construtivistas, apoiadas nas teorias do aprender a aprender. Por outro lado, a  Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, valoriza o papel do professor enquanto sujeito responsável pelo processo de ensino e o aluno como responsável do processo de aprendizagem. Ou seja, os pilares que fundamentam a TAS atribuem, de forma equilibrada, os diferentes papéis de cada agente envolvido no processo educacional. Assim, a metodologia aqui descrita foi elaborada como resultado de pesquisas apresentadas em  artigos nascionais e internacionais. Como resultado final, aplicamos nossa UEPS numa turma do Curso de Licenciatura em Matemática, período noturno, de uma Universidade pública do Estado do Paraná, obtendo a aprendizagem significativa, como descrita por Ausubel.

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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023621%25p

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008