A EDUCAÇÃO STEAM NO CONTEXTO DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AIRASIAN, P. W.; WALSH, M. E. Constructivit Cautions. Phi Delta Kappa, v. 78, n. 6, p. 444-449, 1997.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK. J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. Nova York: Holt Rinehart and Winston, 1978.
BENAQUIO, W. C. Elaboração e aplicação de um material instrucional baseado na aprendizagem significativa sobre o efeito fotoelétrico para alunos de ensino médio. 2016. 161f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação. Lei no 4.024, 1961.
BYBEE, R. W. What is STEM Education? SCIENCE, v. 329, n. 27, p. 996-997, 2010. Disponível em: http://science.sciencemag.org/. Acesso em: 17 mar. 2019.
CABRAL, L.; TAVARES, R. NOA -Núcleo de construção de objetos de aprendizagem: Hidrostática. 2019. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/12Hidrostatica/index.html. Acesso em: 20 fev. 2019.
CARVALHO, A. M .P.; GIL, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1998.
CATTERALL, L. A Brief History of STEM and STEAM from an Inadvertent Insider. The STEAM Journal, v. 3, n. 1, p. 1-15, 2017.
DRIVER, R. Students' conceptions and the learning of science. International Journal of Science Education, 11, Especial Issue, p. 481-490, 1989.
DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 18, p. 35-151, 2001.
FANG, N. Research on the Application of STEAM Concept to College English Learning in China. In: 5TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ECONOMICS, MANAGEMENT AND HUMANITIES SCIENCE. Proceedings… Shandong Institute of Commerce and Technology, Shandong, China, 2019. p. 979-981.
GASPAR, A. Cinquenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. In: XV ENCONTRO DE FÍSICOS DO NORTE E NORDESTE. Anais... Natal: SBF, 1997, p. 1–13.
GULHAN, F.; SAHIN, F. Activity implementation intended for STEAM (STEM+ART) education: mirrors and light. Journal of Inquiry Based Activities (JIBA), v. 8, n. 2, p. 111-126, 2018.
HARDOIM, E. L.; HARDOIM, T. F. L.; NAKAMURA, C. R.; HARDOIM, A. H. L. Educação científica inclusiva: Experiências interdisciplinares possíveis para o ensino de Biologia e Ciências Naturais empregando o método STEAM. Latin American Journal of Science Education, v. 6, n. 1, p. 12056, mai. 2019.
HENRIKSEN, D. Creating STEAM with Design Thinking: Beyond STEM and Arts Integration. The STEAM Journal. v. 3, n. 1, p. 1-15, Article 11, nov. 2017.
JURKOWSKI, K.Teachers Experiences with Learning through Making. Walden Dissertations and Doctoral Studies, Walden University, may, 2019.
LOPES, T. B.; CANGUSSU, E. S.; HARDOIM, E. L.; NETO, G. G. Atividades de campo e STEAM: possíveis interações na construção de conhecimento em visita ao parque mãe Bonifácia em Cuiabá-MT. REAMEC: Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 5, n. 2, p. 304-323, jul-dez 2017.
MANUAL DO MUNDO. Elevador de uva-passa. 2011. Disponível em: https://www.manualdomundo.com.br/2011/12/elevador-de-uva-passa-experiencia-de-fisica-para-o-ano-novo/. Acesso em: 20 fev. 2019.
MARTINS, L. M.; DUARTE, N. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativos necessários [online]. São Paulo: Editora UNESP, SP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 191p.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Cadernos do Aplicação, v. 11, n. 2, p. 143-156, 1998.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem: A teoria da aprendizagem de Ausubel. São Paulo: Pedagógica e Universitária Ltda., 1999. p. 151-165.
MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Brasil: retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 94-99, 2000.
MOREIRA, M. A. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O Ensino de Ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista Histedbr On-line, Campinas, n. 39, p. 225-249, 2010.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1984.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct and Use Them. Technical Report IHMC CmapTools. 2006-01 Rev 01-2008, Florida Institute for Human and Machine Cognition, 2008.
PARK, N.; KO, Y. Computer Education’s Teaching-Learning Methods Using Educational Programming Language Based on STEAM Education. In: IFIP INTERNATIONAL CONFERENCE ON NETWORK AND PARALLEL COMPUTING, 9. Anais… Gwangju/Korea, 2012, p. 320-327. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-35606-3_38. Acesso em: 07 jan. 2020.
PHET. Interactive Simulations for Science and Math. University of Colorado. 2019. Disponível em: https://phet.colorado. edu/pt_BR/. Acesso em: 08 jan. 2020.
REIS, M. A. F. Efeito fotoelétrico na produção e transformação da luz: Investigação do uso de uma proposta didática para o ensino de física em cursos de Engenharia. 2019. 178f. Tese (Doutorado em ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas. 2019.
ROSA, C. W.; ROSA, A. B. O ensino de ciências (Física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Iberoaméricana de Educação, v. 2, n. 58, p. 1-24, 2012.
SAVIANI, D. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010. 476 p.
SANDERS, M. STEM, STEM Education, STEMAnia. Technology Teacher, v. 68, n. 4, p. 20-26, 2009.
SILVA, W. A.; KALHIL, J. B. Nativos, imigrantes e excluídos digitais: A percepção dos professores dos cursos de ciências de uma universidade pública do estado de Roraima/Brasil sobre a utilização das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem. Latin American Journal of Science Education, v. 4, n. 2, p. 22008-22020, 2017.
TORGAN, D. A. Lançamento de foguetes - uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR) - Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2019.
WENGAO, L. Analysis of Maker Education Model and Cultivation of Students' Innovative Ability. In: 5TH INTERNATIONAL WORKSHOP ON EDUCATION, DEVELOPMENT AND SOCIAL SCIENCES. Proceedings… Yunnan, China, p. 280-283, 2019.
DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023621%25p
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.