A EDUCAÇÃO STEAM NO CONTEXTO DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023621%25p

Abstract

Neste trabalho apresentamos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo ou UEPS, desenvolvida dentro dos pilares teóricos da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausbuel ou TAS e da Educação STEAM.  A Educação STEAM, acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, atualmente utilizada em diversos países, objetiva promover o conhecimento e a criatividade para a solução de problemas. No Brasil, os excassos relatos de trabalhos desenvolvidos dentro da Educação STEAM mostram uma tendência que vai de encontro ao uso de metodologias ativas, seguindo as interpretações hegemônicas de metodologias construtivistas, apoiadas nas teorias do aprender a aprender. Por outro lado, a  Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, valoriza o papel do professor enquanto sujeito responsável pelo processo de ensino e o aluno como responsável do processo de aprendizagem. Ou seja, os pilares que fundamentam a TAS atribuem, de forma equilibrada, os diferentes papéis de cada agente envolvido no processo educacional. Assim, a metodologia aqui descrita foi elaborada como resultado de pesquisas apresentadas em  artigos nascionais e internacionais. Como resultado final, aplicamos nossa UEPS numa turma do Curso de Licenciatura em Matemática, período noturno, de uma Universidade pública do Estado do Paraná, obtendo a aprendizagem significativa, como descrita por Ausubel.

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Author Biographies

Rodrigo Da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, (Paranavaí-Brasil).

Curso de Formação de Docentes da educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em nível médio na modalidade normal - Colégio Estadual de Paranavaí - CEP (2007). Licenciatura plena em Ciências pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí-PR (2013). Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Física, pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza - UNIGRANDE (2017). Pós-Graduação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR em: Métodos e técnicas de ensino (2018). Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí.

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, (Paranavaí-Brasil).

Professora Adjunta do colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, (Paranavaí-Brasil);
Doutora em Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, (Paranavaí-Brasil).

Professora Adjunta do colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, (Paranavaí-Brasil); Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá.

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul (Chapecó-Brasil).

Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (Chapecó-Brasil); Pós-Doutorado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela UNESPAR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

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Published

2023-03-23

Issue

Section

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)