ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva51202064241-59Resumo
Este artigo analisa as possibilidades metodológicas da utilização da formulação e resolução de problemas na aprendizagem de Matemática de Pessoas com Deficiência Intelectual. Descreve os principais fundamentos teóricos e práticos do pensamento de Davydov e do processo de aquisição do conhecimento matemático.Downloads
Referências
AAIDD. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities. Intellectual disability: definition, classification, and systems of supports. Washington, DC: AAIDD, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 2009, Seção 1, p. 17.
BRASIL, MEC. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado. Diário Oficial da União. Edição Extra. Brasil: 18 de novembro de 2011.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm > Acesso em 11 de maio
de 2020.
CARNEIRO, M. S. C. A deficiência mental como produção social: de Itard a abordagem históricocultural. In: BAPTISTA, C. R. (org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 137-152.
CARNEIRO, M. S. C. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a compreensão da deficiência intelectual. In: CAIADO, K. R. M.; BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M. Deficiência mental e deficiência
intelectual em debate. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización de la enseñanza. Ciudad de la Habana: Editorial Pueblo e Educación, 1982.
DAVYDOV, V. V. Desarrollo psíquico en el escolar pequeño. In: PETROVSKI, A. V. (Org.). Psicologia evolutiva y pedagogica. Moscú: Progreso, 1985. p. 80-119.
DAVYDOV, V. V. Análisis de los princípios didácticos de la escuela tradicional y posibles princípios de enseñanza em el futuro próximo. In: SGUARE, M. (Org.). La psicología y pedagógica em la URSS.
Tradução Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 143-155.
DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y
experimental. Tradução Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 41-59 59
FREITAS, R. A. M. M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno.
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de
Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-102.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU,
p. 327-362.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MOURA, M. O. Didática e prática de ensino para educar com a Matemática. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - Junqueira & Marin Editores, p.
-193, 2012.
OLIVEIRA, A. A. S. Conhecimento escolar e deficiência intelectual: dados da realidade. Curitiba: CRV, 2018.
REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. A questão da estrutura da Atividade de Estudo. Tradução: Andrii Mischchenko. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. (Orgs.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – Livro I.
Curitiba-PR: CRV, 2019. P. 423-431.
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas V: Fundamentos da Defectologia. Madrid: Visor, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.