COMPORTAMENTO ÉTICO NAS ORGANIZAÇÕES, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Jonatas Guilherme da Silva Martins, Patrícia Martins Fagundes Cabral, José Carlos da Silva Freitas Junior

Resumo


O presente estudo objetivou analisar a percepção ética em alunos de uma Escola de Negócios em uma Universidade privada no Sul do Brasil. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo uma quantitativa e outra qualitativa. A amostra foi composta por alunos dos níveis de graduação, lato e stricto sensu. Os alunos participantes responderam a Escala de Percepção Comportamentos Éticos Organizacionais– EPCEO (GOMIDE et al., 2003), que foi respondida juntamente com um novo instrumento, para que pudesse aferir a percepção dos alunos também em relação à Instituição de Ensino Superior (IES) onde estudam, além dos dados sócio demográficos para contribuir com a análise estatística multivariada a qual o estudo se propõe. Entre os principais resultados, identificou-se questões pertinentes, como a necessidade, por parte dos colaboradores em participar das tomadas de decisões empresariais, e também, na percepção de alunos do nível stricto sensu, em relação a necessidade da participação em projetos sociais ou demais atividades que envolvam o assunto da ética. Em relação às limitações deste estudo, pode-se considerar, que seria recomendado a aplicação da pesquisa nos demais campus da IES, sendo essa também uma recomendação para pesquisas futuras, assim como a pesquisa da mesma área.

Palavras chave: Ética. Ética Empresarial. Ética Educacional. Percepção Ética.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva50202065190-108

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