A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SURDEZ POR EDUCADORES E O REFLEXO NA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO SURDO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva402019696157-163Resumo
O presente trabalho visa, a partir do conceito de representação social, propor uma reflexão sobre a inclusão do indivíduo com surdez. Segundo censo do IBGE de 2010, no Brasil cerca de 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, cerca de um milhão são jovens até 19 anos, ou seja, em idade escolar. A pesquisa foi realizada em periódicos e concluiu que passos têm sido dado para mudar o histórico de segregação, no entanto, precisamos de fazer ainda mais para mudar essa realidade. Um dos principais pontos é o conhecimento da Libras, uma língua que representa toda a luta dessa comunidade
Palavras-chave: Representação Social. Surdez. Inclusão Escolar
Downloads
Referências
ABRIC, J-C. A abordagem estrutural das representações sociais. Estudos interdisciplinares de representação social, v. 2, p. 27-38, 1998.
ALMEIDA, E.C Deficiência auditiva: como evitar e cuidar. São Paulo: Atheneu, 2001.
ALVES-MANZZOTTI, Alda J. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações a Educação. En: Em Alberto, Brasília. Ano 14, n.61, 1994
ALVES-MAZZOTTI, A. J., & WILSON, T. C. Relação entre representações sociais de “fracasso escolar” de professores do ensino fundamental e sua prática docente. Revista Educação e Cultura Contemporânea, V.1(1), 75-87, 2016.
CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011
DISCROL, D., YEBOAH, P., & RUPERT, D. (2007). Merging qualitative and quantitative data in mixed methods research: how to and why not. Ecológica and. Environmental Antropóloga, 3.
FERREIRA, A. V. S., BRANDÃO, M. D. F., FERNANDES, C. S., & PENTEADO, A. Reflexões acerca das representações sociais de professores de uma escola pública em relação ao fracasso escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, 2014
HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary L. E. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In.: As representações sociais. p. 17-44. Rio de Janeiro, EdUERJ, 2001
MOSCOVICI S. O fenômeno das representações sociais. in S. Moscovici (Ed.), Representações sociais: investigações em psicologia social. p. 29-109. Petrópolis, Vozes, 2003
NAIFF, L. A. M.; NAIFF, D. G. M.; ÁVILA, R. F. Preconceito, concepções de justiça e representações sociais de grupos sociais minoritários no contexto educacional. In.: Representações Sociais, educação e saúde: um enfoque multidisciplinar. V1. Ramon MissiasMoreira, Zenilda Nogueira Sales, Vera Lúcia Chalegre de Freitas, Tatiane Casimiro Valença (org). Curitiba: CRV, 2017.
SILVA, R. D.; SILVA, S. B.; FERREIRA, W. S. Representações Sociais de qualidade da educação: um estudo da prática pedagógica da rede estadual de Pernambuco. In.: Representações Sociais, educação e saúde: um enfoque multidisciplinar. V1. Ramon MissiasMoreira, Zenilda Nogueira Sales, Vera Lúcia Chalegre de Freitas, Tatiane Casimiro Valença (org). Curitiba: CRV, 2017.
SANCHES, I. & TEODORO, A.. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, 08, 63-832006.
STROBEL, Karin. História da Educação de Surdos. Florianópolis: Letras/Libras - UFSC, 2008b.
THOMAS, G., WALKER, D. & WEBB, J. The making of the inclusive school. London: Routledge, 1998
WOLTER, R. P. & WACHELKE, J. Índices complementares para o estudo de uma representação social a partir de evocações livres: raridade, diversidade e comunidade. Psicologia: Teoria e Prática, 15, 119-129. 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.