“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO

Herica Cambraia Gomes, Simone Martins Nazareth Borges, Robson Paulino da Silva, Christiane de Fátima Sabino Camilo Valentim

Resumo


Resumo

 

O Projeto: “Pensando na Frente”, em desenvolvimento na rede municipal de Porto Real -RJ, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação desde março de 2019, incide do Projeto de Pesquisa e Extensão: “MiX Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade”, cujo objetivo é realizar, por meio da Musicalização, a estimulação cognitiva do pensamento matemático, desde a gestação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde abrange ações com gestantes nos postos de saúde, e aulas semanais sistematizadas nas creches municipais com bebês/crianças de seis meses à três anos de idade, atendidos com instrumental didático baseado na cognição matemática e professor especialista nas áreas de música e educação. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento cognitivo de habilidades de: contagem; memorização dos nomes dos números; relação movimento e ritmo; percepção sonora; e Escuta Atenta, compreendidos como suportes de estruturas cognitivas para a realização do cálculo mental.  A proposta é de pluralidade institucional, de natureza acadêmica e aplicação transdisciplinar envolvendo áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente.

 

Palavras- Chaves: Estimulação Cognitiva Matemática. Educação Infantil. Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental.

 


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019697164-181

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008