“PENSANDO NA FRENTE”, PROJETO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DA MATEMÁTICA POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO

Auteurs-es

  • Herica Cambraia Gomes * Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil **LIPANEMA – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática – Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, RJ, Brasil.
  • Simone Martins Nazareth Borges LIPANEMA – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática – Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, RJ, Brasil.
  • Robson Paulino da Silva LIPANEMA – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática – Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, RJ, Brasil.
  • Christiane de Fátima Sabino Camilo Valentim LIPANEMA – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência, Música e Matemática – Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, RJ, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva402019697164-181

Résumé

Resumo

 

O Projeto: “Pensando na Frente”, em desenvolvimento na rede municipal de Porto Real -RJ, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação desde março de 2019, incide do Projeto de Pesquisa e Extensão: “MiX Potencial: Educação Matemática, Neurociência Educacional e Musicalidade”, cujo objetivo é realizar, por meio da Musicalização, a estimulação cognitiva do pensamento matemático, desde a gestação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde abrange ações com gestantes nos postos de saúde, e aulas semanais sistematizadas nas creches municipais com bebês/crianças de seis meses à três anos de idade, atendidos com instrumental didático baseado na cognição matemática e professor especialista nas áreas de música e educação. A metodologia pesquisa-ação, de caráter qualitativo, utiliza a intervenção de ensino denominada de “Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental” (GOMES, 2017), que considera pressupostos da neurociência educacional, estruturas da cognição matemática e da cognição musical. Os resultados apontam que a estimulação com Musicalização organizada a partir do constructo do ECMCM promove o desenvolvimento cognitivo de habilidades de: contagem; memorização dos nomes dos números; relação movimento e ritmo; percepção sonora; e Escuta Atenta, compreendidos como suportes de estruturas cognitivas para a realização do cálculo mental.  A proposta é de pluralidade institucional, de natureza acadêmica e aplicação transdisciplinar envolvendo áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente.

 

Palavras- Chaves: Estimulação Cognitiva Matemática. Educação Infantil. Esquema de Corporeidade da Musicalidade para o Cálculo Mental.

 

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Publié-e

2020-10-25