USO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DEGRADUAÇÃO DA FACULDADE SULFLUMINENSE

Simone Fernandes Gonçalves, Edneusa Lima Silva, Amanda Cristiane Naves

Resumo


O objetivo geral deste artigo é relatar uma experiência prática com o uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, o Moodle, como recurso de mediação pedagógica e construção de aprendizagem cooperativa e colaborativa e apresentar a estrutura didática necessária para otimizar os cursos da FaSF nos cursos de graduação. Para alcançar o objetivo proposto o presente artigo pretende: conceituar ambiente virtual de ensino e aprendizagem (Moodle); descrever a experiência de implementação do AVEA e relatar a metodologia aplicada em sua estrutura didática no ambiente virtual dos cursos na modalidade semipresencial para acesso discente aos conteúdos didáticos e de apoio utilizados nas aulas regulares e presenciais dos cursos superiores. Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), pode ser definido como um software que propicia o ensino e aprendizagem visando desenvolver e distribuir conteúdo para modalidade de ensino online e semipresencial e, um espaço em que as interações acontecem. A implantação do AVEA utilizado nesta experiência foi a Plataforma Moodle, antes adormecida na instituição, para os alunos de Graduação dos cursos de Administração, Engenharia Eletrônica e Mecânica, Logística, Psicologia e Recursos Humanos, que coaduna com o projeto pedagógico. A implantação possui como meta, dentre outras, desafiar os docentes para a utilização deste ambiente e; despertar nos alunos a autonomia, para que sejam proativos, investigativos e que aprendam a ser críticos quanto ao que pensam e produzem. A estrutura didática das Salas de Aula na Plataforma Moodle/NEAD/FaSF proposta, seguiu com pesquisas de uma análise prática e fundamentada na área Designer Instrucional em ambientes de aprendizagens online propostos por diversos autores e instituições. A metodologia empregada na realização deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório, visto que a partir deste é possível obter mais familiaridade com o assunto a ser estudado, agrega-se ao presente trabalho, estudo de caso utilizando a técnica da observação do trabalho realizado na Sala de Aula Virtual do curso de Psicologia.

 

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem; Moodle; Educação a Distância; Tecnologias Digitais; sócio construtivista

 


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Maria das Graças. A contribuição da interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, Pernambuco, 2008, p.1-15. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Gracas-Barros.pdf. Acessado em: 15 de out. de 2019.

BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Paulo Freire: da denúncia da educação bancária ao anúncio de uma pedagogia libertadora. Pro-Posições. vol. 27, no.1, p.155- 177, jan./abr., 2016.

FREEMAN, Richard. Planejamento de sistemas de educação à distância: Um manual para decisores. The Commonwealth of Learning-COL.Vancouver, Canadá, 2003. Disponível em: http://www.abed.org.br/col/planejamentosistemas.pdf. Acessado em: 15 de out. de2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

RADA, J. Oportunidades e riscos das novas tecnologias para a educação. In:TEDESCO,

J.C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? tradução de Cláudia Berliner, Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez; Buenos Aires: IIPE; Brasília: UNESCO: 2004, p.109-119.

RIBEIRO, Luis Otoni Meireles; TIMM, Maria Isabel; ZARO, Milton Antonio. Gestão de EAD: a importância da visão sistêmica e da estruturação do CEADs. Novas Tecnologias, v.5, n.1, p.1-21, julho, 2007. Disponível em:

. Acessado em: 15 de out. de 2019.

SILVA, Robson Santos. Moodle para autores e tutores. 3 ed. São Paulo. Novatec. Editora. 2013.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva402019700213-230

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008