Ensino de Biologia na Era Digital: uma revisão integrativa

Cintia Soares Guerin, Cadidja Coutinho, Francieli Luana Sganzerla

Resumo


Constata-se hoje uma intensa tendência a empregar as tecnologias digitais como recurso no processo de ensino e aprendizagem, visto a inclusão e popularização destas tecnologias e a demanda de mídias digitais no cotidiano dos sujeitos. Dessa forma, refletir e organizar metodologias diferenciadas, que possam ser empregadas para a dissipação do conhecimento de maneira que propiciem aprendizagens significativas e colaborativas são táticas que, possivelmente proporcionarão saldos mais reais na procura de melhores desempenhos nos processos de aprendizagem. Diante desse contexto, este estudo centra-se, por meio de uma revisão integrativa da literatura, verificar como está ocorrendo a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no ensino de Biologia em nível nacional e internacional uma vez que, existem diversos obstáculos para se lecionar conteúdos de Biologia na Educação Básica. Os resultados foram positivos uma vez que, ficou claro ao longo do estudo que o uso de TIC se sobressaem de forma a cooperar para a aprendizagem, por serem prazerosas e propiciarem conhecimentos de forma interativa e animada, o que torna o anseio de aprender mais leal, simplifica a absorção de conhecimento, forma educandos mais entusiasmados e deriva em ensino e aprendizagem significativos.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023714e-8012

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008