Ensino de Biologia na Era Digital: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023714e-8012

Resumo

Constata-se hoje uma intensa tendência a empregar as tecnologias digitais como recurso no processo de ensino e aprendizagem, visto a inclusão e popularização destas tecnologias e a demanda de mídias digitais no cotidiano dos sujeitos. Dessa forma, refletir e organizar metodologias diferenciadas, que possam ser empregadas para a dissipação do conhecimento de maneira que propiciem aprendizagens significativas e colaborativas são táticas que, possivelmente proporcionarão saldos mais reais na procura de melhores desempenhos nos processos de aprendizagem. Diante desse contexto, este estudo centra-se, por meio de uma revisão integrativa da literatura, verificar como está ocorrendo a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no ensino de Biologia em nível nacional e internacional uma vez que, existem diversos obstáculos para se lecionar conteúdos de Biologia na Educação Básica. Os resultados foram positivos uma vez que, ficou claro ao longo do estudo que o uso de TIC se sobressaem de forma a cooperar para a aprendizagem, por serem prazerosas e propiciarem conhecimentos de forma interativa e animada, o que torna o anseio de aprender mais leal, simplifica a absorção de conhecimento, forma educandos mais entusiasmados e deriva em ensino e aprendizagem significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Soares Guerin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago/RS turma 2012/2015. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPgen) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu, atuando na linha de pesquisa de Ensino em Ciências e Matemática. Além disso, cursa pós graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Atuou como bolsista pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI juntamente com o Estação Ciência atuando no desenvolvimento de cartilhas didáticas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de docentes e discentes da rede pública de ensino.

 

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM. Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Especialização em TIC aplicadas à Educação/UFSM e em Educação Ambiental/UFSM. Prof. Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)/UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Pós-doutorado pelo PPG em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). Vice-Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Letramento científico na educação básica e superior, Formação de professores.

Francieli Luana Sganzerla, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana/RS

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela URI Campus de Erechim/RS (2017). Acadêmica da Especialização em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GPEF) e do Grupo Colaborativo de Ensino e Pesquisa "FLEXILHAS" pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito - Uruguaiana/RS.

Referências

ABUALROB, M.; NAZZAL, S. Using WhatsApp in Teaching Chemistry and Biology to Tenth Graders. Contemporary Educational Technology, v. 11, n. 1, p. 55-76, 2020.

CELIK, C.; GUVEN, G.; CAKIR, N. K. Integration of mobile augmented reality (MAR) applications into biology laboratory: Anatomic structure of the heart. Research in Learning Technology, v. 28, 2020.

DORWARD, L. et al. Pokémon Go: Benefits, Costs, and Lessons for the Conservation Movement. Conservation Letters, v. 10, n. 1, p. 160-165, 2017.

GHAVIFEKR, S; ROSDY, W. A. W. Teaching and Learning with Technology: Effectiveness of ICT Integration in Schools. International Journal of Research in Education and Science, v. 1, n. 2, 2015.

HUERTAS, J. M.; ROMÁN, J. J. M. Uso da gamificação em um curso de Fundamentos de Biologia. Revista Eletrônica Educare, v. 23, n. 2, p. 15, 2019.

INSTEFJORD, E. J.; MUNTHE, E. Educating digitally competent teachers: A study of integration of professional digital competence in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 67, p. 37-45, 2017.

KOPCHA, T. J. Teachers' perceptions of the barriers to technology integration and practices with technology under situated professional development. Computers & Education, v. 59, n. 4, p. 1109 e 1121, 2012.

KÖSEOGLU, P.; MERCAN, G. The educational use of Facebook as a social networking site in animal physiology classes. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v. 8, n. 3, p. 258-266, 2016.

KÖSEOGLU, Pinar; MERCAN, Gamze. The educational use of Facebook as a social networking site in animal physiology classes. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v. 8, n. 3, p. 258-266, 2016.

LOPES, L. A.; LOPES, P. T. C. O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia. Informática na Educação: teoria & prática, v. 20, n. 3, 2017.

MORAN, J. M. Contribuição das tecnologias para a transformação da educação-uma entrevista de José Manuel Moran Costas para a RCC. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 2018, v. 5, n. 3, p. 8-10, 2018.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica, v. 8, 2000.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.

NOBRE, S. B.; FARIAS, M. Jogo Digital como estratégia para o ensino de Biologia Evolutiva. Revista Tecnologias na Educação, v. 8, n. 17, p. 1-14, 2016.

RABELLO, C. R. L. Aprendizagem na era digital–o papel da tecnologia no contexto escolar. Revista Tecnologia Educacional, v. 198, p. 7-18, 2012.

RUPPENTHAL, R.; DOS SANTOS, T. L.; PRATI, T. V. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 2, 2011.

SANTOS, J. R. S.; SOUZA, B. T. C. A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica. REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 45, p. 40-59, 2019.

SANTOS, J. W. R.; SILVA, M. R.; BENASSI, V. M.; AMARAL, H. F. Bioquiz: Jogo Eletrônico De Biologia Para O Ensino Médio. Revista UFG, v. 15, n. 16, 2015.

SOUZA, M. T. D.; SILVA, M. D. D.; CARVALHO, R. D. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

WEI, X.; VALLER, N. C.; MADHYASTHA, H. V.; NEAMTIU, I.; FALOUTSOS, M. Characterizing the behavior of handheld devices and its implications. Computer Networks, v. 114, p. 1-12, 2017.

YAPICI, I. Ü; KARAKOYUN, Fe. High School Students' Attitudes towards Smart Board Use in Biology Classes. Educational Research and Reviews, v. 11, n. 7, p. 459-465, 2016.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

Guerin, C. S., Coutinho, C., & Sganzerla, F. L. (2023). Ensino de Biologia na Era Digital: uma revisão integrativa. Revista Valore, 8, e-8012. https://doi.org/10.22408/reva802023714e-8012

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)