Ensino de Biologia na Era Digital: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva802023714e-8012Resumo
Constata-se hoje uma intensa tendência a empregar as tecnologias digitais como recurso no processo de ensino e aprendizagem, visto a inclusão e popularização destas tecnologias e a demanda de mídias digitais no cotidiano dos sujeitos. Dessa forma, refletir e organizar metodologias diferenciadas, que possam ser empregadas para a dissipação do conhecimento de maneira que propiciem aprendizagens significativas e colaborativas são táticas que, possivelmente proporcionarão saldos mais reais na procura de melhores desempenhos nos processos de aprendizagem. Diante desse contexto, este estudo centra-se, por meio de uma revisão integrativa da literatura, verificar como está ocorrendo a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no ensino de Biologia em nível nacional e internacional uma vez que, existem diversos obstáculos para se lecionar conteúdos de Biologia na Educação Básica. Os resultados foram positivos uma vez que, ficou claro ao longo do estudo que o uso de TIC se sobressaem de forma a cooperar para a aprendizagem, por serem prazerosas e propiciarem conhecimentos de forma interativa e animada, o que torna o anseio de aprender mais leal, simplifica a absorção de conhecimento, forma educandos mais entusiasmados e deriva em ensino e aprendizagem significativos.
Downloads
Referências
ABUALROB, M.; NAZZAL, S. Using WhatsApp in Teaching Chemistry and Biology to Tenth Graders. Contemporary Educational Technology, v. 11, n. 1, p. 55-76, 2020.
CELIK, C.; GUVEN, G.; CAKIR, N. K. Integration of mobile augmented reality (MAR) applications into biology laboratory: Anatomic structure of the heart. Research in Learning Technology, v. 28, 2020.
DORWARD, L. et al. Pokémon Go: Benefits, Costs, and Lessons for the Conservation Movement. Conservation Letters, v. 10, n. 1, p. 160-165, 2017.
GHAVIFEKR, S; ROSDY, W. A. W. Teaching and Learning with Technology: Effectiveness of ICT Integration in Schools. International Journal of Research in Education and Science, v. 1, n. 2, 2015.
HUERTAS, J. M.; ROMÁN, J. J. M. Uso da gamificação em um curso de Fundamentos de Biologia. Revista Eletrônica Educare, v. 23, n. 2, p. 15, 2019.
INSTEFJORD, E. J.; MUNTHE, E. Educating digitally competent teachers: A study of integration of professional digital competence in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 67, p. 37-45, 2017.
KOPCHA, T. J. Teachers' perceptions of the barriers to technology integration and practices with technology under situated professional development. Computers & Education, v. 59, n. 4, p. 1109 e 1121, 2012.
KÖSEOGLU, P.; MERCAN, G. The educational use of Facebook as a social networking site in animal physiology classes. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v. 8, n. 3, p. 258-266, 2016.
KÖSEOGLU, Pinar; MERCAN, Gamze. The educational use of Facebook as a social networking site in animal physiology classes. World Journal on Educational Technology: Current Issues, v. 8, n. 3, p. 258-266, 2016.
LOPES, L. A.; LOPES, P. T. C. O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia. Informática na Educação: teoria & prática, v. 20, n. 3, 2017.
MORAN, J. M. Contribuição das tecnologias para a transformação da educação-uma entrevista de José Manuel Moran Costas para a RCC. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 2018, v. 5, n. 3, p. 8-10, 2018.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica, v. 8, 2000.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.
NOBRE, S. B.; FARIAS, M. Jogo Digital como estratégia para o ensino de Biologia Evolutiva. Revista Tecnologias na Educação, v. 8, n. 17, p. 1-14, 2016.
RABELLO, C. R. L. Aprendizagem na era digital–o papel da tecnologia no contexto escolar. Revista Tecnologia Educacional, v. 198, p. 7-18, 2012.
RUPPENTHAL, R.; DOS SANTOS, T. L.; PRATI, T. V. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 2, 2011.
SANTOS, J. R. S.; SOUZA, B. T. C. A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica. REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 45, p. 40-59, 2019.
SANTOS, J. W. R.; SILVA, M. R.; BENASSI, V. M.; AMARAL, H. F. Bioquiz: Jogo Eletrônico De Biologia Para O Ensino Médio. Revista UFG, v. 15, n. 16, 2015.
SOUZA, M. T. D.; SILVA, M. D. D.; CARVALHO, R. D. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.
WEI, X.; VALLER, N. C.; MADHYASTHA, H. V.; NEAMTIU, I.; FALOUTSOS, M. Characterizing the behavior of handheld devices and its implications. Computer Networks, v. 114, p. 1-12, 2017.
YAPICI, I. Ü; KARAKOYUN, Fe. High School Students' Attitudes towards Smart Board Use in Biology Classes. Educational Research and Reviews, v. 11, n. 7, p. 459-465, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.