Ensino de Biologia na Era Digital: uma revisão integrativa

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva802023714e-8012

Abstract

Constata-se hoje uma intensa tendência a empregar as tecnologias digitais como recurso no processo de ensino e aprendizagem, visto a inclusão e popularização destas tecnologias e a demanda de mídias digitais no cotidiano dos sujeitos. Dessa forma, refletir e organizar metodologias diferenciadas, que possam ser empregadas para a dissipação do conhecimento de maneira que propiciem aprendizagens significativas e colaborativas são táticas que, possivelmente proporcionarão saldos mais reais na procura de melhores desempenhos nos processos de aprendizagem. Diante desse contexto, este estudo centra-se, por meio de uma revisão integrativa da literatura, verificar como está ocorrendo a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no ensino de Biologia em nível nacional e internacional uma vez que, existem diversos obstáculos para se lecionar conteúdos de Biologia na Educação Básica. Os resultados foram positivos uma vez que, ficou claro ao longo do estudo que o uso de TIC se sobressaem de forma a cooperar para a aprendizagem, por serem prazerosas e propiciarem conhecimentos de forma interativa e animada, o que torna o anseio de aprender mais leal, simplifica a absorção de conhecimento, forma educandos mais entusiasmados e deriva em ensino e aprendizagem significativos.

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Biografie autore

Cintia Soares Guerin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago/RS turma 2012/2015. Atualmente, é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPgen) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE- Campus Foz do Iguaçu, atuando na linha de pesquisa de Ensino em Ciências e Matemática. Além disso, cursa pós graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Atuou como bolsista pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu - FPTI juntamente com o Estação Ciência atuando no desenvolvimento de cartilhas didáticas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de docentes e discentes da rede pública de ensino.

 

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM. Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Especialização em TIC aplicadas à Educação/UFSM e em Educação Ambiental/UFSM. Prof. Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)/UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Pós-doutorado pelo PPG em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). Vice-Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Letramento científico na educação básica e superior, Formação de professores.

Francieli Luana Sganzerla, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana/RS

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela URI Campus de Erechim/RS (2017). Acadêmica da Especialização em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GPEF) e do Grupo Colaborativo de Ensino e Pesquisa "FLEXILHAS" pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito - Uruguaiana/RS.

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Pubblicato

2023-03-24

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)