ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ESGRIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva702022723e-7048Resumo
O presente estudo objetivou analisar as estratégias de ensino da Esgrima na Educação Física escolar e propor pressupostos metodológicos para o seu ensino. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. O levantamento de dados aconteceu a partir das bases Scielo, Lilacs e Google Scholar, mediante utilização dos descritores: “Esgrima and Educação Física escolar” e “Ensino and Esgrima”. Os resultados apontam que a Educação Física contemporânea está pautada na utilização de metodologias que valorizem a utilização das dimensões dos conteúdos, colocando os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que possam vivenciar os gestos motores, conhecer as transformações sociais das práticas corporais e agirem a partir dos princípios de ética e cooperação. Pode-se concluir que a Educação Física, ao longo de sua trajetória na escola, passou por transformações que superaram a hegemonia dos esportes coletivos que privilegiavam os alunos mais habilidosos, buscando o desenvolvimento da diversificação dos conteúdos a partir dos princípios de inclusão.
Downloads
Referências
AMADEU, G. S. et al., O ensino de esgrima na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BETTI, M. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para que? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, p 282-287, 1992.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. Almeida.; MACÊDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998 (Área: Educação Física; Ciclos: 3 e 4).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
COOL, C. et al., Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CARREIRO, E. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 244- 261, 2014.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
DARIDO, S. C. Educação Física na escola: aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Cadernos de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura acadêmica, p. 21-33, 2012.
FABIANI, D. J. F.; SCAGLIA, A. J.; ALMEIDA, J. J. G. O jogo de faz de conta e o ensino da luta para crianças: criando ambientes de aprendizagem, Pensar a Prática, v. 19, n. 1, p. 1-13, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.38568
HARNISCH, G. S et al. As lutas na Educação Física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n, 1, p. 179-184, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p179
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
LIMA, G. A. SILVA. M. L. G. Linguagem corporal e comunicação: a criança e o brincar. Revista interfaces: Saúde, humanas e tecnologia. Juazeiro do Norte-CE, v. 9, n. 1, p. 969-974, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp969-974
LIMA, G. A. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de Educação Física da cidade de Campos Sales/CE. Temas em Educação Física escolar, Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 71-86, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i1.3094
LIMA, G. A. MAIA, F. E. S. Os impactos da arte marcial no comportamento dos seus praticantes. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1098- 1104, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1098-1104a
LUZ, T. S. I. et al., Esgrima na educação física escolar: uma forma de inclusão social. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 28865-28868, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-058
MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, ano. XXIV, n. 39, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p164
MAURI, T. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteúdos escolares? In: Coll, C. et al., O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001.
MATOS, J. A. B et al., A presença/ausência do conteúdo lutas na Educação Física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, v. 13, n. 2, p. 117-135, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658
MOURA, D. L et al., As lutas na Educação Física escolar: uma análise sobre a BNCC. In: ANTUNES, M. M.; MOURA, D. L. (Orgs). Dialogando com as lutas, artes marciais e esportes de combate. Curitiba. Editora CRV, 2021.
MOURA, Diego Luz. Pesquisa Qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.
MOURA, D. L et al. Dialogando sobre o ensino da Educação Física: lutas na escola. Curitiba: CRV, 2017.
PAES, R. R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ed. Ulbra, 2001.
PEREIRA, M. P. V.; et al., Lutas na escola: sistematização do conteúdo por meio da rede dos jogos de lutas. Conexões: Educ. Fís, Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 15, n. 13, p. 338-348, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8648512
POLEZA, L. E.; FONTES, P. N.; LIZ, V. L. B. O ENSINO DA ESGRIMA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBIB/FURB. Anais do viii congresso sulbrasileiro de ciências do esporte - Criciúma-SC – 08 a 10 de setembro de 2016. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/schedConf/presentations
ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11 n.3 p.167-178, 2005.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Possíveis diálogos entre a Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635
RUFINO, L. G. B. DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 2, p. 283-300, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/WCKk4pM4SxXcQVs3BVSYpJH/?format=pdf&lang=pt.
SILVA, J. Ensino das lutas na Educação Física escolar: um um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista Prática Docente. v.5, n. 2, p. 823-842, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Parto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.