ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ESGRIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022723e-7048

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as estratégias de ensino da Esgrima na Educação Física escolar e propor pressupostos metodológicos para o seu ensino. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. O levantamento de dados aconteceu a partir das bases Scielo, Lilacs e Google Scholar, mediante utilização dos descritores: “Esgrima and Educação Física escolar” e “Ensino and Esgrima”. Os resultados apontam que a Educação Física contemporânea está pautada na utilização de metodologias que valorizem a utilização das dimensões dos conteúdos, colocando os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que possam vivenciar os gestos motores, conhecer as transformações sociais das práticas corporais e agirem a partir dos princípios de ética e cooperação. Pode-se concluir que a Educação Física, ao longo de sua trajetória na escola, passou por transformações que superaram a hegemonia dos esportes coletivos que privilegiavam os alunos mais habilidosos, buscando o desenvolvimento da diversificação dos conteúdos a partir dos princípios de inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação em Educação física (Licenciatura) pela Faculdade de Educação Física de Barra Bonita e graduação em Educação Física (Bacharelado) pelo Claretiano Centro Universitário. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física pela faculdade do Vale Elvira Dayrell e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)Foi monitor de esportes do projeto "Mais Educação" no estado do Ceará. Foi secretário Municipal de Esporte do Município de Campos Sales-CE. Atualmente é professor de Educação Física do Colégio Adnilson Batista dos Santos em Campos Sales-CE. É Diretor esportivo da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. É membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE) e membro do grupo de estudos e pesquisas em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (GAMA), ambos vinculados à Univesidade Estadual do Ceará (UECE). Foi membro do grupo de estudos "Fenomenologia e práticas corporais: lutas, artes marciais & esportes de combate", organizado pelo Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Práticas Corporais (GFEPAC/EEFERP), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre os aspectos sócio-históricos da Educação Física e dos esportes, Formação de Professores e Currículo

Francisco Eraldo Da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Pós-Graduado em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-Graduado em Didática e Práticas de Ensino pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Estudou na Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal, através do programa de bolsas IFCE Internacional. Membro do grupo de pesquisa CORPONEXÔES: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE), atuando e orientando estudos na linha Abordagens Críticas do Ensino de Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE-UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos períodos de 2015-2016 e 2016-2018. Atualmente é tutor dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar e Políticas educacionais, com ênfase em Políticas educacionais de currículo, políticas educacionais para a formação dos professores de Educação Física, tendências pedagógicas e pedagogias críticas da Educação Física.

Carlos Henrique Nascimento Cristo Júnior, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes/RJ

Graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2007) e Graduado em Pedagogia pela UNINTER (2021). Atualmente é Professor do Centro Universitário Internacional na graduação em Bacharelado em Educação Física. Professor da Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais-Campos (RJ) e Professor da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física adaptada, desde 2008. Trabalho com capoeira voltado para o desenvolvimento com a pessoa com deficiência. Atualmente faço parte de dois grupos de pesquisas (LIMDA) e o (NEPA) que discutem as questões sobre perspectiva inclusiva e a pessoa com deficiência em especial Transtorno do Espectro Autismo e Síndrome de Down (T21) que dialogam também sobre as politicas publicas e formação de professores para esse grupo.

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário UniAmérica. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte e Desempenho (GEPED-URCA), membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (NEPEFE-URCA) e também do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA-UNIVASF). Tem interesse e pesquisa nos campos da Educação Física Adaptada, Educação Física Escolar e Metodologias Ativas na Educação.

Referências

AMADEU, G. S. et al., O ensino de esgrima na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física, Saúde e Desempenho, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BETTI, M. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para que? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, p 282-287, 1992.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. Almeida.; MACÊDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998 (Área: Educação Física; Ciclos: 3 e 4).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

COOL, C. et al., Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CARREIRO, E. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 244- 261, 2014.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: aspectos legais e possibilidades. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Cadernos de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura acadêmica, p. 21-33, 2012.

FABIANI, D. J. F.; SCAGLIA, A. J.; ALMEIDA, J. J. G. O jogo de faz de conta e o ensino da luta para crianças: criando ambientes de aprendizagem, Pensar a Prática, v. 19, n. 1, p. 1-13, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.38568

HARNISCH, G. S et al. As lutas na Educação Física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n, 1, p. 179-184, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p179

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

LIMA, G. A. SILVA. M. L. G. Linguagem corporal e comunicação: a criança e o brincar. Revista interfaces: Saúde, humanas e tecnologia. Juazeiro do Norte-CE, v. 9, n. 1, p. 969-974, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e1.a2021.pp969-974

LIMA, G. A. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de Educação Física da cidade de Campos Sales/CE. Temas em Educação Física escolar, Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 71-86, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33025/tefe.v6i1.3094

LIMA, G. A. MAIA, F. E. S. Os impactos da arte marcial no comportamento dos seus praticantes. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1098- 1104, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.16891/2317-434X.v9.e2.a2021.pp1098-1104a

LUZ, T. S. I. et al., Esgrima na educação física escolar: uma forma de inclusão social. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 28865-28868, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-058

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, ano. XXIV, n. 39, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p164

MAURI, T. O que faz com que o aluno e a aluna aprendam os conteúdos escolares? In: Coll, C. et al., O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática, 2001.

MATOS, J. A. B et al., A presença/ausência do conteúdo lutas na Educação Física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, v. 13, n. 2, p. 117-135, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640658

MOURA, D. L et al., As lutas na Educação Física escolar: uma análise sobre a BNCC. In: ANTUNES, M. M.; MOURA, D. L. (Orgs). Dialogando com as lutas, artes marciais e esportes de combate. Curitiba. Editora CRV, 2021.

MOURA, Diego Luz. Pesquisa Qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.

MOURA, D. L et al. Dialogando sobre o ensino da Educação Física: lutas na escola. Curitiba: CRV, 2017.

PAES, R. R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ed. Ulbra, 2001.

PEREIRA, M. P. V.; et al., Lutas na escola: sistematização do conteúdo por meio da rede dos jogos de lutas. Conexões: Educ. Fís, Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 15, n. 13, p. 338-348, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8648512

POLEZA, L. E.; FONTES, P. N.; LIZ, V. L. B. O ENSINO DA ESGRIMA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBIB/FURB. Anais do viii congresso sulbrasileiro de ciências do esporte - Criciúma-SC – 08 a 10 de setembro de 2016. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/schedConf/presentations

ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11 n.3 p.167-178, 2005.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Possíveis diálogos entre a Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635

RUFINO, L. G. B. DARIDO, S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 2, p. 283-300, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/WCKk4pM4SxXcQVs3BVSYpJH/?format=pdf&lang=pt.

SILVA, J. Ensino das lutas na Educação Física escolar: um um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista Prática Docente. v.5, n. 2, p. 823-842, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Parto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-09-16

Como Citar

Lima, G. A., Maia, F. E. D. S., Cristo Júnior, C. H. N., & Jucá, L. G. (2022). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ESGRIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Valore, 7, e-7048. https://doi.org/10.22408/reva702022723e-7048

Edição

Seção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)