ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA ESGRIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva702022723e-7048

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as estratégias de ensino da Esgrima na Educação Física escolar e propor pressupostos metodológicos para o seu ensino. Este trabalho caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. O levantamento de dados aconteceu a partir das bases Scielo, Lilacs e Google Scholar, mediante utilização dos descritores: “Esgrima and Educação Física escolar” e “Ensino and Esgrima”. Os resultados apontam que a Educação Física contemporânea está pautada na utilização de metodologias que valorizem a utilização das dimensões dos conteúdos, colocando os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que possam vivenciar os gestos motores, conhecer as transformações sociais das práticas corporais e agirem a partir dos princípios de ética e cooperação. Pode-se concluir que a Educação Física, ao longo de sua trajetória na escola, passou por transformações que superaram a hegemonia dos esportes coletivos que privilegiavam os alunos mais habilidosos, buscando o desenvolvimento da diversificação dos conteúdos a partir dos princípios de inclusão.

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Biografias Autor

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação em Educação física (Licenciatura) pela Faculdade de Educação Física de Barra Bonita e graduação em Educação Física (Bacharelado) pelo Claretiano Centro Universitário. Possui Especialização Metodologia do Ensino de Educação Física pela faculdade do Vale Elvira Dayrell e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)Foi monitor de esportes do projeto "Mais Educação" no estado do Ceará. Foi secretário Municipal de Esporte do Município de Campos Sales-CE. Atualmente é professor de Educação Física do Colégio Adnilson Batista dos Santos em Campos Sales-CE. É Diretor esportivo da Secretaria Municipal de Desporto de Campos Sales-CE. É membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE) e membro do grupo de estudos e pesquisas em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (GAMA), ambos vinculados à Univesidade Estadual do Ceará (UECE). Foi membro do grupo de estudos "Fenomenologia e práticas corporais: lutas, artes marciais & esportes de combate", organizado pelo Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Práticas Corporais (GFEPAC/EEFERP), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre os aspectos sócio-históricos da Educação Física e dos esportes, Formação de Professores e Currículo

Francisco Eraldo Da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Pós-Graduado em Ensino de Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Pós-Graduado em Didática e Práticas de Ensino pela Faculdade de Quixeramobim (UNIQ). Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Estudou na Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal, através do programa de bolsas IFCE Internacional. Membro do grupo de pesquisa CORPONEXÔES: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE), atuando e orientando estudos na linha Abordagens Críticas do Ensino de Educação Física. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE-UECE). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos períodos de 2015-2016 e 2016-2018. Atualmente é tutor dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar e Políticas educacionais, com ênfase em Políticas educacionais de currículo, políticas educacionais para a formação dos professores de Educação Física, tendências pedagógicas e pedagogias críticas da Educação Física.

Carlos Henrique Nascimento Cristo Júnior, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Campos dos Goytacazes/RJ

Graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2007) e Graduado em Pedagogia pela UNINTER (2021). Atualmente é Professor do Centro Universitário Internacional na graduação em Bacharelado em Educação Física. Professor da Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais-Campos (RJ) e Professor da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física adaptada, desde 2008. Trabalho com capoeira voltado para o desenvolvimento com a pessoa com deficiência. Atualmente faço parte de dois grupos de pesquisas (LIMDA) e o (NEPA) que discutem as questões sobre perspectiva inclusiva e a pessoa com deficiência em especial Transtorno do Espectro Autismo e Síndrome de Down (T21) que dialogam também sobre as politicas publicas e formação de professores para esse grupo.

Luan Gonçalves Jucá, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu - CE. Especialização em Docência no Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário UniAmérica. Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte e Desempenho (GEPED-URCA), membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (NEPEFE-URCA) e também do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA-UNIVASF). Tem interesse e pesquisa nos campos da Educação Física Adaptada, Educação Física Escolar e Metodologias Ativas na Educação.

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Publicado

2022-09-16

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)