A importância da ludicidade na aprendizagem dos alunos do CEIM Maria da Conceição Soares no município de Pompéu, MG

Marcelo Bustamante Chilingue, Jéssica Aparecida de Barros Rezende Pereira

Resumo


Este trabalho aborda a contribuição da ludicidade na aprendizagem das crianças, oportunizando a formação delas desde a parte cognitiva, afetiva, emocional e social, já que as brincadeiras fazem parte do desenvolvimento de todos os indivíduos. A presente pesquisa tem como objetivo central mostrar a importância da ludicidade na prática pedagógica do CEIM Maria da Conceição Soares do município de Pompéu, MG, utilizando atividades lúdicas como recurso pedagógico, favorecendo um aprendizado eficaz e prazeroso. Para a realização dessa pesquisa foi empregada uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo fundamentada na reflexão de leitura em livros, revistas, artigos e sites, com pesquisas em autores e documentos que defendem este tema e questionário aplicado aos docentes da referida instituição de ensino. Mediante a pesquisa, foi possível constatar que, com a utilização do lúdico como recurso didático aliado às atividades pedagógicas diárias, é possível transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos, já que por meio das atividades lúdicas a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo onde está inserida, aprende a respeitar o outro, a obedecer a comandos, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.

Palavras chave: Criança. Jogo. Brincadeira. Aprendizagem. Lúdico.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22408/reva802023728e-8016

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008